_
_
_
_
_

Autor do atentado em Nova York seguiu ao pé da letra instruções do EI

O agressor preparou o atropelamento meticulosamente durante várias semanas

Bill de Blasio e Andre Cuomo, prefeito e Governador
Bill de Blasio e Andre Cuomo, prefeito e GovernadorSPENCER PLATT (AFP)

O suposto autor do atentado de Nova York, Sayfullo Saipov, planejou de forma meticulosa o ataque “durante várias semanas”, segundo as conclusões preliminares da investigação antiterrorista. Sabe-se, também, que o suspeito do atentado terrorista de Nova York teve durante os últimos anos contato com pessoas que davam apoio ao Estado Islâmico (EI). Apesar disso, nunca esteve sob vigilância estreita.

Mais informações
A trágica história dos cinco amigos argentinos que morreram no atentado de NY
Atentado com uma caminhonete em Nova York deixa vários mortos e feridos em ciclovia
Editorial | Terror em Nova York

À tarde, o FBI emitiu um mandado de busca para poder interrogar um segundo homem, Mukhammadzoir Kadirov, de 32 anos, relacionado à investigação do atentado. O suspeito foi localizado depois de algumas horas sem que se informassem outros detalhes. Saipov, por sua vez, foi formalmente acusado de terrorismo. O promotor Joo Kim explicou que ele atacou várias vezes com a caminhonete e que tinha intenção de atacar a ponte do Brooklyn.

O responsável pela inteligência da Polícia de Nova York, John Miller, explicou em uma conferência de imprensa pela manhã que o bilhete encontrado na cena do crime estava escrito em árabe e afirmava que o EI ia “durar para sempre”. Miller destacou que o agressor “seguiu ao pé da letra as instruções do grupo extremista nas redes sociais”.

Saipov entrou no radar do FBI e do Departamento de Segurança Nacional há alguns anos. Seu nome apareceu no curso de uma investigação de um grupo formado por cinco uzbeques e um cazaque dos quais se suspeitava que estavam vinculados ao citado grupo terrorista. Não ficou clara, no entanto, a vinculação e a promotoria do Brooklyn nunca apresentou denúncias contra ele.

O governador de Nova York, Andrew Cuomo, afirmou que o suspeito se tornou radical depois de ir morar nos Estados Unidos. “Então começou a se informar sobre o EI e as táticas do islamismo radical”, afirmou o político democrata, apesar de ter deixado claro que a investigação ainda está em fase muito preliminar. Agora as autoridades tentam ver se há conexão com outras investigações.

Os investigadores vinculam o autor do atentado em Manhattan com várias contas nas redes sociais que contêm material relacionado ao EI. Além do bilhete manuscrito mostrando sua simpatia em relação ao grupo extremista, o comissário Miller explicou que foram encontradas várias facas na caminhonete utilizadas na matança na tarde de Halloween.

O nome de Saipov, que foi ao tribunal de cadeira de rodas, não está em nenhuma lista terrorista e também não tem antecedentes criminais. O Uber informou na terça-feira, dia 31, depois do atropelamento em massa, que o motorista passou em todos os exames sem que nada suspeito fosse detectado. É verdade que aparecem em sua ficha algumas citações judiciais relacionadas a infrações de trânsito na Pensilvânia e Missouri, onde uma citação judicial estava em vigor.

A mulher de Saipov, também uzbeque, está cooperando com as autoridades. Miller insiste que o suspeito “nunca foi alvo de investigações por parte do FBI nem da NYPD”. Isso, acrescentou, não significa que não tivesse alguma conexão com o EI. O promotor afirmou depois da entrevista coletiva que Saipov pediu para pendurar uma bandeira do grupo terrorista em seu quarto no hospital. “Disse que se sentia bem com o que tinha feito”, concluiu.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_