_
_
_
_
_

Candidatas a Miss Peru apresentam números de feminicídios em vez de suas medidas

Participantes do concurso de beleza aproveitaram a passarela para denunciar a violência de gênero no país

Darinka Rodríguez

As participantes do concurso de beleza Miss Peru 2018 aproveitaram a passarela e os holofotes para denunciar a violência de gênero e os feminicídios no país. “Minhas medidas são: 2.202 casos de feminicídio nos últimos nove anos no meu país”, disse uma das concorrentes no microfone antes de se retirar para o outro lado da passarela. “Minhas medidas são: 81% dos agressores de meninas menores de cinco anos são pessoas próximas da família”, disse a candidata seguinte.

As 23 mulheres que representam os departamentos e regiões do Peru apresentaram números sobre a violência contra as mulheres, que incluem violência física e psicológica, abuso sexual, assédio e exploração sexual, para citar algumas modalidades.

Mais informações
Concurso de Miss Venezuela é atingido pela crise
Vergonha universal no Miss Universo 2015
Equador elege sua primeira rainha da beleza indígena
“Farei a cirurgia plástica que for necessária para ser Miss Venezuela”

O primeiro momento de denúncia aconteceu pouco depois do início do concurso, quando as participantes tiveram de se apresentar no microfone. A iniciativa não foi apenas das concorrentes, mas fazia parte da organização oficial do evento. Pouco depois, quando desfilaram em trajes de banho e enquanto a cantora peruana Leslie Shaw interpretou a canção Siempre más Fuerte, as telas do fundo mostravam manchetes de jornais locais com notícias sobre violência contra mulheres.

Em um terceiro momento da noite, várias concorrentes expressaram sua rejeição à violência de gênero durante a sessão de perguntas e respostas. Romina Lozano, que mais tarde foi anunciada como vencedora do concurso, foi perguntada sobre como combater os assassinatos de mulheres. “Proponho criar um banco de dados com informações sobre cada agressor, não apenas de feminicídio, e assim podermos nos proteger”, disse.

A hashtag #MisMedidasSon foi um trending topic durante algumas horas no domingo à noite no Peru e foi notícia em vários veículos de comunicação locais. Em 2016, foram registrados 124 feminicídios e 258 tentativas de assassinato, segundo dados do Ministério da Mulher e das Populações Vulneráveis do Peru.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_