_
_
_
_
_
Análise
Exposição educativa de ideias, suposições ou hipóteses, baseada em fatos comprovados (que não precisam ser estritamente atualidades) referidos no texto. Se excluem os juízos de valor e o texto se aproxima a um artigo de opinião, sem julgar ou fazer previsões, simplesmente formulando hipóteses, dando explicações justificadas e reunindo vários dados

A Catalunha é independente?

A imagem de um parlamento vazio votando de forma secreta algo tão importante mudará para sempre não só a Catalunha, mas toda a Espanha

Parlamentares pró-independência cantam o hino catalão depois de declararem a independência da Espanha, em Barcelona
Parlamentares pró-independência cantam o hino catalão depois de declararem a independência da Espanha, em BarcelonaALBERT GEA (REUTERS)
Mais informações
Catalunha se antecipa à intervenção da Espanha e aprova início da independência
Milhares de manifestantes ovacionam a declaração de independência diante do Parlamento catalão
Senado da Espanha aprova intervenção do Governo na Catalunha
Empresários pedem convocação imediata de eleições na Catalunha

Os líderes separatistas da Catalunha votaram na sexta-feira com um Parlamento meio vazio e em segredo uma resolução de independência sem valor legal e efetivo. De 135 votos possíveis 70 votaram a favor de uma resolução que pede ao Governo regional a abertura de um processo constituinte; 55 parlamentares se ausentaram e 10 votaram não. A imagem de um parlamento vazio votando de forma secreta algo tão importante mudará para sempre não só a Catalunha, mas toda a Espanha.

O voto foi secreto porque proclamar a independência é considerado um crime de rebelião, que pode levar a uma condenação de até 35 anos de prisão. Os partidos independentistas na Catalunha representam 2,5 milhões de eleitores, de uma população de 7,5 milhões e um censo de 5,5 milhões de eleitores.

O Governo levou a declaração ao Tribunal Constitucional. O Senado espanhol aprovou a suspensão da autonomia. Nas próximas horas, o governo catalão em peso será destituído e Madri assumirá suas funções até a convocação de novas eleições, em um prazo de seis meses.

A Catalunha não é, sob nenhum aspecto, independente. Os líderes independentistas não têm maioria social e política para cumprir o que essa declaração aprovada promete “constituir a República Catalã, como Estado independente e soberano, de direito, democrático e social”. Os poderes legislativo, executivo e judicial na Espanha alertaram repetidamente sobre a ilegalidade do que aconteceu hoje na Catalunha.

Acaba assim uma viagem cada vez mais radicalizada de líderes políticos regionais que se uniram à esquerda radical para proclamar a todo custo a independência da Catalunha, provocando principalmente uma fuga massiva de capitais da região e a saída de 1.000 empresas, que levaram suas sedes sociais a outras cidades da Espanha. Deixaram de fora de seus planos os 2,5 milhões de eleitores que optaram por partidos não nacionalistas e os muitos espanhóis de outras regiões que vivem e trabalham na Catalunha.

A crise se agravou durante a crise econômica mundial que começou em 2008. Os partidos nacionalistas responderam ao aumento do desemprego e aos cortes públicos com um discurso supremacista e nativista, com a narrativa de que o resto do Estado espanhol, empobrecido, prejudicava uma Catalunha supostamente superior econômica e culturalmente. A mensagem foi bem-aceita, e nasceram organizações privadas que deram aos líderes políticos grandes manifestações que agitaram as ruas.

Agora se aproveitaram do crescimento populista em todo o Ocidente. Da mesma forma que Donald Trump chegou à presidência norte-americana com um discurso isolacionista e o Brexit foi realizado com argumentos supremacistas, o nacionalismo se impôs na Catalunha com um dano irreparável à Catalunha. Em todos esses casos, a Rússia colocou em funcionamento sua máquina de ingerências e notícias falsas, sempre com o interesse em enfraquecer os Estados Unidos e a União Europeia.

Em poucas horas, o Governo central intervirá na autonomia catalã. É algo que não acontece desde a guerra civil do século XVIII entre partidários de dois adversários diferentes à coroa espanhola. O vencedor à época foi Felipe V, primeiro rei Bourbon da Espanha, que cancelou o autogoverno catalão. Agora, não deram outra saída ao Estado espanhol. O próprio Rajoy e a oposição socialista disseram inúmeras vezes que não queriam chegar a essa situação. Por fim não tiveram outra opção, porque a alternativa era declarar o estado de exceção. O próximo passo é o Governo espanhol convocar assim que for possível eleições autônomas para restaurar a normalidade na Catalunha. Antes, entretanto, será preciso restaurar a legalidade.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_