_
_
_
_
_

Febre amarela: perguntas e respostas sobre os novos casos no Brasil

Três macacos foram diagnosticados com a doença em São Paulo, mas até agora nenhum caso foi registrado em humanos

Fila para vacinação contra febre amarela na UBS/AMA Jardim Peri, zona norte.
Fila para vacinação contra febre amarela na UBS/AMA Jardim Peri, zona norte.Rovena Rosa (Agência Brasil)
Mais informações
Mortes por febre amarela causam corrida por vacinação em São Paulo

Depois que três macacos morreram vítimas de febre amarela na Zona Norte de São Paulo, a doença, que já tinha tido um aumento de números de casos em Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro no ano passado, levantou o alerta da população que tem feito filas nas Universidade Básica de Família (UBS). As autoridades, no entanto, afirmam que o clima não é para tamanha preocupação. Seja como for, os paulistanos temem qualquer risco, ainda mais depois de surtos grandes como o da dengue e até o zika, transmitido aos bebês de grávidas que foram picadas por mosquitos aedes aegypti, que também é um dos transmissores de febre amarela. Eis aqui algumas informações básicas sobre a doença.

Quais são os sintomas iniciais da febre amarela?

Os sintomas iniciais costumam aparecer entre 3 e 5 dias após a infecção: febre, calafrios, dores nas costas e corpo, náuseas, vômitos e fraqueza. Cerca de 20% das pessoas contaminadas desenvolvem a forma grave da doença. Nestes casos, existe uma melhora do quadro inicial, e depois uma piora, acompanhada de icterícia (coloração amarelada da pele e do branco do olho), insuficiência renal e hepática e hemorragias. Este quadro grave pode levar à morte, e não tem tratamento.

Como a febre amarela é transmitida?

A doença não é transmitida de pessoa para pessoa nem de macacos para humanos. Os mosquitos Sabethes, Haemagogus e o Aedes aegypti são os principais transmissores da febre amarela.

Qual a diferença entre febre amarela silvestre e urbana?

Os mosquitos Sabethes, Haemagogus são responsáveis por transmitir a forma silvestre da doença, enquanto o Aedes aegypti é o transmissor da febre amarela urbana. Todos os casos registrados no Brasil desde 1942 foram de febre amarela silvestre. Foram confirmados 777 casos de febre amarela entre dezembro de 2016 e agosto de 2017, com 266 mortes.

Quem deve se vacinar contra a doença?

No Brasil, 19 Estados (Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Bahia, Maranhão, Piauí, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina) possuem recomendação de vacinação. Nos estados de Bahia, Piauí, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina a advertência não vale para todas as cidades. Então caso você tenha uma viagem planejada para algum destes destinos, a orientação é de que você se vacine 10 dias antes, o tempo necessário para desenvolver os anticorpos.

Quem não pode tomar a vacina?

Crianças menores de nove meses de idade, pacientes com câncer ou HIV, transplantados, gestantes e pacientes em tratamento com drogas imunossupressoras não devem ser imunizados. Idosos devem passar por uma avaliação no posto de saúde antes de tomar a vacina.

Quem deve se vacinar contra a doença em São Paulo?

Até o momento as autoridades de saúde recomendam que os moradores da zona norte da cidade se dirijam a um posto de vacinação para serem imunizados. O principal foco da doença na capital está na região do Horto Florestal. Como os mosquitos transmissores da doença não conseguem se deslocar por grandes distâncias, a campanha de vacinação iniciada em 21 de outubro está restrita à região norte.

Em um primeiro momento serão vacinadas as pessoas que vivem em um raio de meio quilômetro do parte Horto (que foi fechado, assim como o parque da Cantareira), abrangendo três bairros: Cachoeirinha, Tremembé e Casa Verde. Em seguida, a imunização será ampliada para 2,5 milhões de moradores da zona norte.

Onde posso me imunizar na zona norte?

Confira aqui a lista completa das Unidades Básicas de Saúde e locais de Assistência Médica Ambulatoriais que oferecem a vacina gratuitamente das 8h às 18h. Neste feriado haverá vacinação em horários extras. Veja aqui.

São Paulo tem doses para atender a todos os que precisam ser imunizados?

O Estado tem aproximadamente 1,5 milhão de doses. O ministro da Saúde, Ricardo Barros, anunciou há alguns dias o envio de mais 1,5 milhão de doses.

Existe algum caso de paciente de febre amarela em São Paulo?

Até o momento não há nenhum caso notificado na capital. Apenas três macacos: um no parque Horto Florestal e dois no parque Anhanguera. No Estado, no entanto, só em 2017, foram registrados 22 casos que levaram a dez mortes.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_