_
_
_
_
_

Michel Temer escapa, de novo, de investigação por corrupção

Votos da base aliada impedem que denúncia contra presidente caminhe no Supremo. É a segunda vez que Câmara salva Temer

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, comanda a sessão em que está prevista a votação da denúncia contra Temer.
O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, comanda a sessão em que está prevista a votação da denúncia contra Temer.Eraldo Peres (AP)
Mais informações
O dia de votação da denúncia contra Temer, em imagens
As acusações contra Michel Temer e os ministros do PMDB

Mais uma vez nas mãos do plenário da Câmara dos Deputados, o presidente Michel Temer conseguiu escapar de uma denúncia de corrupção. Em uma votação favorável ao mandatário, a maior parte dos parlamentares decidiu acolher o relatório apresentado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) que rejeitava a denúncia apresentada pelo ex-procurador-geral da República, Rodrigo Janot. Temer e seus dois ministros mais fortes Moreira Franco e Eliseu Padilha, eram acusados dos crimes de obstrução de Justiça e organização criminosa.

A sessão, que só teve início, de fato, na parte da tarde foi tumultuada. A oposição tentou obstruir a votação ao não comparecer em plenário, contudo, quando o quórum para que o processo tivesse andamento foi atingido, os partidos opositores foram para a Câmara. Além disso, no início da tarde uma informação tumultuou a sessão, que já era tensa: Michel Temer passou mal e foi encaminhado ao Hospital das Forças Armadas, em Brasília. Horas mais tarde recebeu alta.

Veja como foi a sessão da Câmara que arquivou a denúncia contra Temer:

O número total de votantes também caiu, o que pode ser considerado uma derrota para o Governo. Em agosto, na primeira denúncia, 496 deputados estiveram no plenário. Agora, na segunda acusação, foram 486.
Na primeira denúncia a diferença de votos Sim X Não foi de 36 votos. Agora, essa diferença foi de 18 votos.
Oposição teve 6 votos a mais.
Temer teve 12 votos a menos do que na primeira denúncia.
Encerrada a votação. Sim 251. Não 233. Abstenções 002. Ausentes 25

Placar parcial da votação: Sim 246 x 220 Não

Carlos Marun, vice-líder do Governo, canta e dança Benito Di Paula para comemorar a vitória de Temer: "Tudo está no seu lugar. Graças a Deus, graças a Deus". Depois diz: "Surramos mais uma vez essa oposição, que não consegue nenhuma ganhar".

Placar parcial da votação: Sim 215 x 185 Não

Ao deixar o hospital Militar de Área de Brasília, Michel Temer disse que está "inteiro", segundo a assessoria do Planalto. Ele seguiu para o Palácio do Jaburu, onde mora com sua família.

Placar parcial da votação: Sim 207 x 182 Não

Correspondente em Brasília, Afonso Benites, comenta ao vivo o resultado

Placar parcial da votação: Sim 192 x 167 Não

Michel Temer escapa, de novo, de investigação por corrupção

Votos da base aliada impedem que denúncia contra presidente caminhe no Supremo. É a segunda vez que Câmara salva Temer: http://cort.as/--l1A

Placar parcial da votação: Sim 162 x 147 Não

Por enquanto, 14 deputados estão ausentes da sessão

Placar parcial da votação: Sim 142 x 119 Não

A Secretaria de Comunicação do Planalto divulgou nota à imprensa falando sobre o estado de saúde do presidente Michel Temer que teve alta nesta tarde:

O Presidente Michel Temer teve alta após as 20 horas. Ele passa bem e, seguindo orientação médica, irá repousar em casa. Na tarde de hoje, o Presidente foi submetido a uma sondagem vesical de alívio por vídeo, no Hospital do Exército, após apresentar desconforto no fim da manhã.

Placar parcial da votação: Sim 125 x 100 Não

Oposição faz manifestação contra Temer no plenário da Câmara dos Deputados

Por enquanto, 10 deputados estão ausentes da sessão.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_