_
_
_
_
_

Estado Islâmico ameaça Copa da Rússia com imagem de Messi ensanguentado

Montagem difundida pela pró-jihadista Fundação Wafa é a mais recente de uma série de intimidações contra o torneio do ano que vem

Mais informações
Iraque prende as famílias do Estado Islâmico
O sofrimento do povo mais odiado pelo Estado Islâmico

O Estado Islâmico voltou a lançar ameaças contra a realização da Copa do Mundo de 2018 na Rússia, segundo a ONG SITE Intel Group, especializada em monitorar as comunicações de grupos extremistas em sites e nas redes sociais. A mais nova ameaça contra o torneio utiliza uma imagem de Leo Messi vestido como preso, atrás de grades e com o olho esquerdo ensanguentado.

Segundo o SITE, a imagem foi difundida pela Fundação Wafa, uma organização apontada como "unidade de mídia pró-EI”. Rita Katz, diretora-executiva do SITE, disse que a nova ameaça, com a imagem do atacante argentino do Barcelona, não representa um episódio isolado, pois é parte de uma longa campanha de intimidações jihadistas contra a Copa da Rússia.

Nas últimas semanas, foram recorrentes as montagens mostrando labaredas em meio a mensagens como "Inimigos de Alá na Rússia, juro que o fogo dos mujahedins os queimará. Apenas esperem”. Ou, sobre a foto de um campo de futebol: “Somos nós quem escolhemos o campo de batalha”. Estas mensagens ameaçadoras aparecem habitualmente em inglês, árabe e russo.

Ameaça do Estado Islâmico em russo.
Ameaça do Estado Islâmico em russo.

Antes do SITE, o Instituto Memri havia alertado em 15 de outubro que a Fundação Wafa passara a difundir nos seus canais do Telegram imagens que ameaçavam a Copa da Rússia com atentados terroristas. Essa primeira onda, que incluía também mensagens contra Donald Trump, mostrava um terrorista armado e encapuzado ao lado do logotipo do torneio russo e de um explosivo com o pavio aceso, tendo ao fundo um estádio de futebol. A mensagem principal dizia: “Esperem-nos”.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_