_
_
_
_
_

Incêndios no norte da Califórnia deixam 15 mortos e 30.000 desabrigados

Regiões vinícolas de Napa e Sonoma, ao norte de São Francisco, são as mais afetadas, com mais de 1.500 moradias arrasadas pelas chamas

Um bombeiro no incêndio de Anaheim Hills, Califórnia, na segunda-feira.
Um bombeiro no incêndio de Anaheim Hills, Califórnia, na segunda-feira.AP

Os incêndios voltam a devastar o norte da Califórnia. Depois de um verão muito mais tranquilo que o de 2016, que o governador Jerry Brown descreveu como um barril de pólvora, a região de Napa está em chamas. Vários focos surgiram durante o fim de semana e, nesta segunda-feira, foram registradas pelo menos 15 mortes, segundo a agência AFP. Há vários feridos nos condados de Napa e Sonoma, a zona vinícola ao norte da baía de San Francisco.

Mais informações
Trump apresenta plano que usa 800 mil imigrantes como moeda de troca
Vice-presidente Mike Pence deixa estádio indignado por um protesto racial
A fiel clientela de uma loja de armas em Las Vegas

As chamas já destruíram mais de 1.500 casas, e mais de 30.000 pessoas estão desabrigadas, segundo dados oficiais do condado de Marín. Mais de 100 feridos receberam assistência médica, seja por queimaduras ou por inalação de fumaça. Os bombeiros lutam contra o calor, habitual nesta época de veranico, e o vento.

O governador Brown declarou o estado de emergência em Napa, Sonoma e no condado de Yuba, a fim de acelerar a ajuda e conseguir o envio de mais assistência à região. Segundo o comunicado oficial de seu gabinete, "é um incêndio sério, no qual estamos trabalhando". Ele também pediu oficialmente ao presidente Donald Trump que declare o fogo como "grande desastre", o que permitiria a mobilização de recursos federais.

Na noite de domingo, o cheiro de cinzas começou a pairar sobre San Francisco. Nesta segunda-feira, a recomendação aos moradores era não abrir as janelas, não levar animais e crianças para passear e, no caso de asmáticos, não pôr os pés na rua. A recomendação vale para toda a região da baía de San Francisco.

Oficialmente, há 14 focos de incêndio ativos. Ken Pimlott, chefe dos bombeiros locais, não escondia seu desespero: "Estamos sobrecarregados". Na localidade de Santa Rosa, mais de 140 quilômetros quadrados já arderam, num foco que começou em Calistoga e atravessou os canyons da zona oeste.

Os enófilos e vinicultores da região já estão entre os mais afetados. Vários hotéis, como o Fountaingrove Inn e o Hilton de Sonoma, foram incendiados, assim como o Willi's, um bar muito conhecido.

Se as chamas não forem contidas antes do anoitecer, a expectativa é de que mais habitantes da região – que tem um total de 175.000 moradores – sejam retirados das suas casas nesta terça-feira, para que suas vidas não sejam colocadas em risco. Grande parte da região se encontra sem luz elétrica, e as aulas foram suspensas.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_