_
_
_
_
_

Homens nus, mulheres vestidas: campanha publicitária inverte papéis

Marca holandesa aposta em colocar os homens como objeto decorativo

Uma das imagens utilizadas pela marca holandesa Suitsupply para sua nova coleção.
Uma das imagens utilizadas pela marca holandesa Suitsupply para sua nova coleção.

Estamos acostumados a ver campanhas publicitárias que questionam os padrões de beleza estabelecidos e reivindicam um lugar para os corpos reais, especialmente os femininos. “Assim seriam as campanhas de perfumes com mulheres de medidas normais”, dizem as manchetes. Desta vez, a marca Suistudio, pertencente ao Suitsupply, fez uma campanha diferente. A Suitsupply, fundada em Amsterdã no ano 2000 e presente hoje em 15 países, inverteu tudo para colocar os homens em um papel historicamente relegado às mulheres: o de objeto decorativo.

A nova campanha da marca mostra mulheres em roupas da nova temporada posando de forma algo antinatural junto a homens nus cujo rosto nunca aparece. Por serem objetos, não têm rosto, nem nome, nem história. Como muitas mulheres na história desse tipo de anúncio.

Assim, a campanha usa imagens como esta:

Instagram Suistudio

Ou esta:

Instagram Suistudio

Ou esta:

Instagram Suistudio

Ou esta aqui:

Instagram Suistudio

O gesto parece ser uma resposta da marca às críticas que recebeu no passado por suas imagens de alto apelo sexual e, às vezes, acusadas de machismo. Como esta, que mostra o boneco de um homem pendurado na tanga de uma modelo aparentemente tentando tirar a peça de roupa dela. A marca esclareceu que o boneco era representado como propriedade da mulher, sem nenhum tipo de poder sobre ela.

Desde que a campanha foi divulgada na conta oficial da marca no Instagram, os comentários vêm mostrando todo tipo de reação: do “absolutamente brilhante!” até os que ainda não estão a par do que se trata: “Se isso fosse o inverso, com a mulher no sofá e o homem em cima dela, os grupos feministas iriam criticar. Essa dupla moral tem de acabar!”. Em resposta, uma mulher chamada Emilia comenta: “Você está se referindo, por exemplo, a todas as demais campanhas que existem? Eles obviamente estão fazendo isso para virar o jogo”.

Exatamente.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_