_
_
_
_
_

Milhares de estudantes marcham em Barcelona a favor do referendo da Catalunha

Jovens também fazem greve estudantil e convocam catalães a votar no referendo no domingo

Manifestantes a favor do referendo em Barcelona.
Manifestantes a favor do referendo em Barcelona.Reuters
Mais informações
Tormenta na Catalunha ameaça calmaria do País Basco
Tensão dispara na Catalunha após operação policial para barrar referendo de independência
Referendo independentista da Catalunha: uma situação inédita na União Europeia

Milhares de estudantes do ensino médio e universidade se concentraram na quinta-feira, dia 28 de setembro, em Barcelona e em outras cidades catalãs em favor do referendo de domingo, 1 de outubro. A marcha pelas ruas da capital catalã, a maior já vista, é o ato principal da greve estudantil que acontece desde quarta-feira na Catalunha.

A marcha em Barcelona começou com uma concentração na praça Universitat. O coletivo Universidades por la República, que convocou a paralisação e a concentração, deu início ao ato explicando aos jovens que a greve é para “fazer uma campanha que o Estado espanhol não nos deixa fazer de maneira normal”. “No domingo votaremos”, disse um porta-voz, e os manifestantes começaram a gritar em coro o já clássico “Votarem!” [Votaremos].

"Mariano mi villano favorito" [Mariano  Rajoy presidente do Governo da Espanha  meu malvado favorito] e "Cuando la dictadura es un hecho, la revolución es un derecho" [Quando a ditadura é um fato, a revolução é um direito] são alguns dos cartazes que podem ser lidos na marcha. Representantes da Arran, da Unió de Pagesos e do Sindicat d’Estudiants dels Països Catalans são algumas das vozes que participam do ato inicial da manifestação convidando a votar. A organização anunciou que serão distribuídas cédulas durante a marcha, que termina no bairro de Sants, na plaza dels Països Catalans.

Os bombeiros também marcaram presença na manifestação. Mais de uma centena deles cruzou a praça em fila, recebendo, por parte dos estudantes, gritos de “Mais bombeiro e menos polícia”. Alguns dos bombeiros, por precaução, usam o escudo da Generalitat (Governo regional da Catalunha) coberto com um adesivo.

Encapuzados picharam um escritório do banco Bankia e receberam vaias dos estudantes.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_