_
_
_
_
_
Editoriais
São da responsabilidade do editor e transmitem a visão do diário sobre assuntos atuais – tanto nacionais como internacionais

A economia de Yellen

Federal Reserve inicia uma normalização monetária prudente e “telegrafada”

Janet Yellen, presidenta da Reserva Federal
Janet Yellen, presidenta da Reserva FederalASSOCIATED PRESS

A partir de outubro o Federal Reserve dos Estados Unidos começará a retirar as ajudas monetárias excepcionais adotadas para combater a crise financeira de 2007. Dez anos depois, de forma gradual e bem definida, o Fed começará a reduzir os ativos adquiridos para ajudar instituições bancárias. A progressividade é a chave da operação de desmonte: uma redução dos bônus do Tesouro e dos bônus hipotecários em 6 bilhões e 4 bilhões de dólares (cerca de 18,7 e 12,5 bilhões de reais) ao mês, respectivamente, durante o primeiro trimestre e, depois, de forma progressivamente acelerada.

Mais informações
Editorial | Cresce a diferença monetária
BC dos EUA aprova primeiro aumento da taxa de juros da era Trump
Presidenta do Fed indica que os juros nos EUA podem subir neste mês

A presidenta do Fed, Janet Yellen, preparou cuidadosamente o retorno à normalidade monetária. Todos os passos serão medidos e explicados, razão pela qual seu impacto nos equilíbrios globais deve ser mínimo. Podem se passar anos entre o início do programa, em outubro, e o fim do desinvestimento. Mas, com cautela ou sem ela, o cenário econômico internacional será muito diferente. Por exemplo, a redução do saldo líquido da dívida do Fed pode aliviar a pressão sobre o euro, que tem sido muito forte nos últimos meses. Um Euro menos forte favorecerá as vendas europeias. É muito provável que Draghi retroceda no caminho da excepcionalidade monetária também em outubro, mas com dois anos de atraso. O BCE reduzirá gradualmente as compras de dívida; depois aumentará também progressivamente as taxas de depósito e, finalmente, deixará de reinvestir (o que o Fed fez agora) talvez no fim de 2019.

A normalização monetária implica que as autoridades econômicas norte-americanas estão otimistas quanto à situação. Mas existe o risco Trump: o mandato de Yellen termina em janeiro de 2018 e o presidente provavelmente buscará um substituto. O Fed que for delineado por Donald Trump, caso se atenha às suas teorias estranhas, pode ser um fator de desestabilização econômica.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_