_
_
_
_
_
Editoriais
São da responsabilidade do editor e transmitem a visão do diário sobre assuntos atuais – tanto nacionais como internacionais

Trabalhadora humanitária assassinada

A morte de Lorena Enebral no Afeganistão é uma ocasião para aplaudir o trabalho humanitário exemplar de 2.599 profissionais

A fisioterapeuta espanhola Lorena Enebral.
A fisioterapeuta espanhola Lorena Enebral.EL PAÍS

O assassinato da fisioterapeuta espanhola Lorena Enebral no Afeganistão é um novo golpe para as ONGs que trabalham em áreas de risco. E também é uma ocasião para reconhecer e aplaudir o trabalho humanitário altruísta e exemplar dos 2.599 profissionais espanhóis dedicados à cooperação exterior em 84 países, de acordo com dados divulgados pelo Ministério das Relações Exteriores em 8 de setembro por ocasião do Dia do Cooperador comemorado na Espanha.

Mais informações
Organização católica da Itália recebe mais refugiados que 15 países da UE
Bill Gates: “O auge do populismo ameaça a ajuda internacional”
Pelo menos 16 morrem de fome na cidade síria de Madaya, apesar da ajuda humanitária

Nascida em Segóvia há 38 anos, Lorena Enebral trabalhava no centro ortopédico do Comité Internacional da Cruz Vermelha em Mazar-i-Sharif, no norte do Afeganistão, onde há mais de um ano era fisioterapeuta de crianças e mulheres mutiladas por causa da guerra. Sua morte é ainda mais terrível e cria maior comoção pelas circunstâncias em que ocorreu: foi assassinada com um tiro disparado por um paciente do centro, um jovem de 22 que usava cadeira de rodas e recebia atenção médica desde os três.

Nos últimos meses a Cruz Vermelha foi castigada com especial virulência no Afeganistão. A um ponto em que a entidade suspendeu temporariamente seu trabalho no país após o assassinato de seis trabalhadores humanitários em fevereiro e o sequestro de outros dois. Esses ataques colocaram as ONGs em um dilema: manter os programas de ajuda a grupos vulneráveis ou preservar sua segurança.

Os profissionais ligados a organizações humanitárias muitas vezes enfrentam situações perigosas, como demonstra o elevado número de sequestros de trabalhadores humanitários feitos por grupos terroristas. É, portanto, ainda mais admirável o trabalho feito por milhares de pessoas que, como Lorena Enebral, lutam contra a pobreza e a desigualdade e a favor da saúde e da educação em populações assoladas por conflitos armados.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_