_
_
_
_
_

Partido das FARC nasce com a aspiração de governar

"Ingressamos na vida política legal porque queremos ser Governo ou fazer parte dele", afirma Iván Márquez

Francesco Manetto
Membros e simpatizantes das FARC em seu congresso nacional.
Membros e simpatizantes das FARC em seu congresso nacional.RAUL ARBOLEDA (AFP)

As FARC se lançaram oficialmente na política, na sexta-feira, com uma aspiração que ilustra o alcance do processo de paz entre a guerrilha e o Executivo colombiano. A organização deixou de ser um grupo insurgente, em guerra com o Estado há mais de meio século e com um passado de crimes, para combater o sistema de dentro. Seu número dois, Iván Márquez, advertiu ao finalizar o congresso de fundação do partido político do grupo: “Ingressamos na vida política legal porque queremos ser Governo ou fazer parte dele”. O líder máximo da formação, Rodrigo Londoño, o Timochenko, reafirmou a posição horas mais tarde ante milhares de pessoas na Praça Bolívar, em Bogotá. “Lançamos desde já nossa proposta de um Governo nacional de transição para o período 2018-2022”, afirmou.

Mais informações
Força Alternativa Revolucionária do Comum, novo nome das FARC
As FARC prometem fidelidade ao ideário revolucionário em novo projeto político
Colômbia já anistiou mais de 7.000 membros das FARC
As FARC entregam todas as armas à ONU

As Forças Armada Revolucionárias da Colômbia encerraram a reunião em que se transformaram em um partido político. Os cerca de mil delegados decidiram por maioria manter sua sigla, mudando o nome para Força Alternativa Revolucionária do Comum, principalmente para agradar suas bases. Apresentaram-se ante a sociedade com um símbolo tradicionalmente social-democrata, a rosa vermelha, que Márquez prometeu transformar em revolucionário, e deixaram no ar muitas das decisões operacionais que a organização terá de enfrentar daqui para frente.

Por exemplo, a FARC ainda não tem uma Executiva definida. Serão 111 membros da direção, a cúpula será um órgão colegiado, a figura de Timochenko continuará sendo chave, enquanto Márquez –que nos anos 1980 foi parlamentar da União Patriótica, uma força considerada o braço político da guerrilha à época– irá adquirir protagonismo no dia a dia. Mas, formalmente, ainda não existe uma hierarquia. Em março de 2018 serão realizadas eleições legislativas na Colômbia. O acordo de paz firmado há um ano com o presidente colombiano, Juan Manuel Santos, garante ao novo partido cinco assentos na Câmara dos Deputados e cinco no Senado. No entanto, as listas de candidatos ainda não estão decididas.

Alguns dos principais dirigentes do grupo compareceram ante os jornalistas, com os quais começaram a conversar com frequência cotidiana nos últimos meses, para apresentar as conclusões do congresso. Márquez estava acompanhado de ex-guerrilheiros como Carlos Antonio Lozada, Pastor Alape e Pablo Catatumbo, enquanto Timochenko se ausentou para preparar o discurso de seu comício, no qual enfatizou: “Não queremos nenhuma gota a mais de sangue por motivos políticos”.

Os porta-vozes da FARC lançaram algumas mensagens aos eleitores, que segundo algumas pesquisas começam a ver a organização com maior indulgência, e para suas bases. Reiteraram seu compromisso com uma “via exclusivamente política” para suas reivindicações, que coincidem com a ideologia marxista-leninista e são muito próximas ao projeto bolivariano de Hugo Chávez. E aproveitaram o argumento da crise do sistema de partidos tradicionais, afetados pela corrupção especialmente após a descoberta do escândalo da Odebrecht, para expor sua declaração de intenções. “Pode-se abrir um horizonte de mudança nas condições de existência da vida comum”, afirmou Márquez, que apelou a uma “coalizão democrática de ampla convergência” para fazer frente ao que classificou de “deterioração evidente do regime existente”. “Os poderes do Estado estão mostrando como nunca níveis de crise e decomposição”, acrescentou.

A liderança da FARC também falou sobre seus mais de 7.000 ex-guerrilheiros, que em 15 de agosto concluíram a entrega de armas à missão da Organização das Nações Unidas (ONU) na Colômbia, para lembrá-los dos desafios da guinada radical que enfrentam: “O cotidiano dos territórios submetidos à violência se transformará, para o bem da vida dos camponeses e das comunidades rurais”. Esta circunstância, o fim da violência, é uma oportunidade sem precedentes para construir um novo país e para o renascimento do campo, afetado pela guerra desde 1964. Mas também representa um salto no escuro para seus integrantes, que após viver décadas, em alguns casos, de costas para a sociedade, agora se incorporam à vida civil em meio a dúvidas. A grande maioria deles afirma que se manterá vinculada ao partido e manterá a essência do pensamento anti sistema nas urnas. Essa é a promessa de Timochenko e de Márquez. “Sobre nossa trajetória histórica é que queremos conceber o caráter do nosso partido, como um partido revolucionário”. O futuro da organização depende desse equilíbrio entre as instituições e a rebeldia.

Um pedido ao Papa

Os quadros da recém-criada Força Alternativa Revolucionária do Comum comemoraram na sexta-feira a viagem do Papa, que entre quarta-feira e domingo da próxima semana visitará a Colômbia e terá, na cidade de Villavicencio, um encontro com vítimas do conflito e perpetradores da violência. A Farc considera que “a presença do sumo pontífice na Colômbia é transcendental”, e por isso solicitou a possibilidade de uma audiência com ele, que as autoridades do país descartaram de forma taxativa.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_