_
_
_
_
_

Coreia do Norte lança ao menos três projéteis sobre o mar do Japão

O novo teste militar de Pyongyang ocorre em meio ao aumento da tensão com os Estados Unidos

Foto de suposto míssil intercontinental divulgada em julho pelo Governo da Coreia
Foto de suposto míssil intercontinental divulgada em julho pelo Governo da CoreiaAP

A Coreia do Norte lançou, nesta sexta-feira (manhã de sábado no horário local), pelo menos três mísseis balísticos da costa oriental de seu território até o mar do Japão (Mar do Leste), segundo informaram os Exércitos sul-coreano e estadunidense.

Mais informações
Coreia do Norte ameaça Estados Unidos com ataque nuclear preventivo
China manobra para evitar choque entre os EUA e a Coreia do Norte
Trump responde à Coreia do Norte: “Todas as opções estão sobre a mesa”
Coreia do Norte lança míssil que sobrevoa o norte do Japão

Pyongyang disparou vários projéteis, cujas características ainda não foram identificadas, às 6h49, no horário sul-coreano, da província de Gangwon, no leste do país, segundo informou o Estado-Maior Conjunto de Seul.

Alguns dos projéteis voaram mais de 250 quilômetros na direção nordeste até caírem em águas do mar do Japão.

Os militares da Coreia do Sul e Estados Unidos, que realizam desde segunda-feira seus exercícios anuais em território sul-coreano, estão analisando as informações disponíveis para determinar se se tratam de mísseis de curto alcance ou de outro tipo de projétil.

O gabinete presidencial sul-coreano convocou uma reunião de seu Conselho Nacional de Segurança para avaliar o assunto.

Este lançamento ocorre quase um mês depois de o regime de Kim Jong-un fazer um teste noturno incomum, em 28 de julho, seu segundo míssil balístico intercontinental, o que levou a ONU a impor novas sanções ao país asiático.

A Coreia do Norte reagiu ameaçando atacar território dos Estados Unidos, ao que o presidente Donald Trump respondeu com beligerância incomum, o que resultou na maior escalada de ameaças entre ambos os países nos últimos anos.

Pyongyang acabou até mesmo revelando um plano para bombardear o entorno da ilha de Guam, no Pacífico, que abriga importantes bases norte-americanas, embora tenha decidido depois moderar os ânimos ao afirmar que observará “um pouco mais” os movimentos de Washington antes de atacar.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_