CHAMPIONS LEAGUE 2017-2018

Sorteio da Champions League: Real e Barcelona reencontram algozes; PSG cai no grupo do Bayern

Gigantes espanhóis revivem traumas da última temporada, enquanto time de Neymar encara alemães na fase de grupos da Liga dos Campeões

Sorteio da Champions, em Montecarlo.
Sorteio da Champions, em Montecarlo.ERIC GAILLARD / REUTERS

Mais informações

O sorteio da Champions League, realizado na tarde desta quinta-feira em Montecarlo, definiu os grupos da primeira fase da edição 2017-18, que terá Kiev, na Ucrânia, como sede da final. Distribuídos em oito grupos, as 32 equipes iniciam a briga pela taça em 12 de setembro. Atual campeão bicampeão, o Real Madrid caiu em uma chave complicada, com Tottenham e Borussia Dortmund, que, na última edição, superou os merengues na primeira fase. Já o Barcelona fica no grupo da Juventus, que o eliminou nas quartas de final na temporada passada. Por sua vez, o PSG, de Neymar, Daniel Alves e companhia, terá o Bayern de Munique pela frente.

A Liga dos Campeões da próxima temporada traz novidades significativas que afetam a liga espanhola, que classificará quatro times na fase de grupos sem precisar jogar eliminatórias prévias. Alemanha, Inglaterra e Itália também terão quatro vagas garantidas entre os 32 últimos, França e Rússia colocarão dois clubes cada e a opção de um terceiro que começará a competição nas rodadas preliminares. E Portugal, o grande prejudicado, Ucrânia, Bélgica e Turquia classificarão apenas o campeão e terão uma vaga a mais na fase prévia que deixará de dar dez vagas, como até este ano, para oferecer somente seis.

Veja como ficaram os grupos da Champions League 2017-18:

Grupo A

Benfica (Portugal)

Manchester United (Inglaterra)

Basel (Suíça)

CSKA Moscou (Rússia)

Grupo B

Bayern de Munique (Alemanha)

Paris Saint-Germain (França)

Anderlecht (Bélgica)

Celtic (Escócia)

Grupo C

Chelsea (Inglaterra)

Atlético de Madri (Espanha)

Roma (Itália)

Qarabag (Azerbaijão)

Grupo D

Juventus (Itália)

Barcelona (Espanha)

Olympiacos (Grécia)

Sporting (Portugal)

Grupo E

Spartak Moscou (Rússia)

Sevilla (Espanha)

Liverpool (Inglaterra)

Maribor (Eslovênia)

Grupo F

Shakhtar Donetsk (Ucrânia)

Manchester City (Inglaterra)

Napoli (Itália)

Feyenoord (Holânda)

Grupo G

Monaco (França)

Porto (Portugal)

Besiktas (Turquia)

RB Leipzig (Alemanha)

Grupo H

Real Madrid (Espanha)

Borussia Dortmund (Alemanha)

Tottenham (Inglaterra)

Apoel (Chipre)

Debido a las excepcionales circunstancias, EL PAÍS está ofreciendo gratuitamente todos sus contenidos digitales. La información relativa al coronavirus seguirá en abierto mientras persista la gravedad de la crisis.

Decenas de periodistas trabajan sin descanso para llevarte la cobertura más rigurosa y cumplir con su misión de servicio público. Si quieres apoyar nuestro periodismo puedes hacerlo aquí por 1 euro el primer mes (a partir de junio 10 euros). Suscríbete a los hechos.

Suscríbete