_
_
_
_
_

Estado Islâmico ameaça Espanha em seu primeiro vídeo em espanhol

“Com permissão de Alá, a Espanha voltará a ser o que era, terra do Califado”, diz um jihadista

Pela primeira vez, o Estado Islâmico fala espanhol em seus canais oficiais. Nesta quarta-feira à tarde foi divulgado um vídeo nas redes sociais que mostrava dois jihadistas falando espanhol com sotaque árabe e que proclamam: “Com permissão de Alá, Al Andalus [referência ao nome da região ibérica quando foi dominada por um Califado no século VIII] voltará a ser o que era, terra do Califado”.

Mais informações
Estratégia de cooptação de ataque na Espanha abre novo flanco na luta antiterror
Suspeito de ataque na Espanha diz que grupo preparava atentado maior
Testemunha que ligou à Emergência: “Terrorista assoviou para pedir ajuda”
Tímido, bom aluno e fanático por carros e futebol: assim era o suspeito do ataque em Barcelona

Após os atentados terroristas em Barcelona e Cambrils, este vídeo representa um aumento exponencial das ameaças feitas diretamente pelos jihadistas contra a Espanha, depois de 13 anos sem atentados islâmicos. Glorifica os terroristas e especialmente Younes Abouyaaqoub, autor do atropelamento em La Rambla.

Um homem que tem o rosto descoberto se identifica como Abu Lais Al Qurtubi, ou seja, Abu Lais “o cordobês”. Depois de imagens de jornais internacionais sobre o atentado e de fotos e vídeos dos momentos posteriores ao ataque em Barcelona, o jihadista diz: “Se você não pode fazer a hégira [viagem] ao Estado Islâmico, a jihad não tem fronteiras, faça a jihad onde estiver, inshallah, Alá estará satisfeito com vocês”.

Em seguida, acrescenta: “Aos cristãos espanhóis, não se esqueçam do sangue dos muçulmanos derramado na inquisição espanhola. Vingaremos a que estão fazendo agora com o Estado Islâmico”.

Outro homem, identificado como Abu Salman al Andalusi, Abu Salman “o andaluz”, está com o rosto coberto exceto os olhos e um fuzil no ombro, diz: “Que Alá aceite os sacrifícios de nossos irmãos em Barcelona. Nossa guerra com vocês irá durar até o fim do mundo”.

A música que toca no fundo está cantada em francês e é um tipo de “nasheed” ou canção de tom radical islâmica permitida nesses círculos radicais, que costumam proibir todos os tipos de entretenimento. A voz em off sobre o vídeo, que inclui imagens do rei Felipe VI e do primeiro-ministro Mariano Rajoy, é lida em árabe fusha ou normativo, sem variante de dialeto.

No final do vídeo, um cartaz em árabe estilizado, diz: “A primeira batalha de Barcelona”.

Autores do atentado momentos antes do segundo ataque

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_