_
_
_
_
_

Qarabag, surpresa no sorteio da Champions League

Liverpool, Sporting, CSKA, Apoel e o time do Azerbaijão são os últimos classificados na fase prévia

Disputa entre jogadores do Qarabag e de Copenhague.
Disputa entre jogadores do Qarabag e de Copenhague.SCANPIX DENMARK (REUTERS)
Mais informações
Thierry Henry
Sorteio da Champions League: Real e Barcelona reencontram algozes; PSG cai no grupo do Bayern
Casemiro: “Não me sinto um jogador brasileiro, pareço mais europeu”
O futebol antes era o esporte do povo

Os cinco últimos a chegar foram Liverpool, CSKA Moscou, Qarabag, Sporting e Apoel Nicosia, cinco equipes que se unem aos que se classificaram na terça-feira (Sevilla, Celtic, Maribor, Nápoles e Olympiacos) para compor os 32 que garantem seu acesso à fase de grupos da Champions League. O sorteio para distribuí-los em oito grupos será realizado nesta quinta-feira, 24 de agosto, a partir das 18h em Montecarlo (13h de Brasília).

Entre os critérios do sorteio da Liga dos Campeões está o de que equipes do mesmo país não podem se enfrentar e se estruturam a partir de cabeças de série que correspondem aos campeões das oito ligas europeias com melhor coeficiente Uefa, e não com base no rendimento das equipes nas competições continentais. Por isso o segundo pote esconde vários bichos-papões. Por exemplo, o Real Madrid já sabe que um de seus rivais sairá do quinteto formado por PSG, Borussia Dortmund, Manchester City, Porto e Manchester United. E se o terceiro pote tiver sorte, pode acabar em um grupo de ferro. Para Barcelona, Atlético e Sevilla seria importante evitar os cabeças de série mais poderosos. Não poderão cruzar com o Real Madrid, mas sim com Bayern, Juventus ou Chelsea. Shaktar e Spartak oferecem dificuldades logísticas, mas parecem mais acessíveis em termos futebolísticos.

O Liverpool fez sua parte para permitir que a Inglaterra tenha cinco equipes nas fases de grupos, à qual o Manchester United tem acesso direto como atual campeão da Europa League. A equipe de Anfield se fortaleceu em seu estádio (4-2) diante do Hoffenheim e melhorou a vantagem mínima que tinha conseguido na ida, na Alemanha (1-2). A equipe treinada por Jürgen Klopp saiu como um furacão para marcar três gols nos primeiros vinte minutos e sentenciar seu passe para se tornar uma das equipes mais fortes do terceiro pote do sorteio.

A partir da próxima temporada a fase prévia classificará apenas seis equipes para a de grupos. Os quatro espanhóis terão acesso diretamente.

Qarabag, do Azerbaijão, faz história

Vários jogadores espanhóis tiveram protagonismo nessa fase emocionante. Além de Alberto Moreno, titular no Liverpool, o Apoel cipriota selou seu passe com uma jogada em que se alinharam o defensor central Rueda, de longa trajetória no Valladolid, e o lateral esquerdo de Vigo, Roberto Lago. Na semana passada tinham marcado dois gols de vantagem diante do campeão tcheco, o Slavia. E em Praga aguentaram o empate inicial (0-0). Não é menor a façanha da equipe cipriota, mas mais surpreendente é a chegada do Qarabag à elite. O representante do Azerbaijão fica pela primeira vez na fase de grupos da maior competição continental depois de fazer valer o gol do sul-africano Dino Ndlovu no Parken de Copenhague. A vitória dinamarquesa (2-1) não bastou diante de um a zero da ida. O asturiano Michel, que passou pelo Sporting e pelo Getafe, foi peça chave nessa epopeia do futebol azerbaijano.

O Sporting de Portugal levou a Bucareste para enfrentar o Steaua três jogadores que na temporada passada jogaram na liga espanhola, Mathieu, Coentrão e Piccini. E resolveu com uma vitória contundente (5 a 1) os problemas causados pelo empate sem gols em Lisboa. O CSKA de Moscou também passou apuros para deixar para trás o Young Boys suíço, que caiu em Berna e voltou a sucumbir na Rússia (2 a 0).

A próxima temporada da Champions League traz novidades significativas que afetam a liga espanhola, que classificará quatro times na fase de grupo sem precisar jogar eliminatórias prévias. Alemanha, Inglaterra e Itália também terão quatro vagas garantidas entre os 32 últimos, França e Rússia colocarão dois e a opção de um terceiro que começará a competição nas rodadas preliminares. E Portugal, o grande prejudicado, Ucrânia, Bélgica e Turquia classificarão o campeão e terão uma vaga a mais na fase prévia que deixará de dar dez vagas, como até este ano, para oferecer apenas seis.

Os potes do sorteio da Champions

Pote 1: Real Madrid, Bayern, Juventus, Benfica, Chelsea, Shakhtar, Mônaco, Spartak Moscou.

Pote 2: Barcelona, Atlético de Madrid, Paris Saint-Germain, Borussia Dortmund, Sevilla, Manchester City, Porto, Manchester United.

Pote 3: Nápoles, Tottenham, Basilea, Olympiacos, Anderlecht, Roma, Besiktas, Liverpool.

Pote 4: Celtic, CSKA Moscou, Sporting, Apoel, Feyenoord, Maribor, Qarabag, RB Leipzig.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_