_
_
_
_
_

Android Oreo, as novidades do recém-lançado sistema operacional do Google

O novo software para celulares da empresa está centrado na segurança e melhoras de uso

Escultura do Android 8.0 Oreo, novo sistema operacional do Google, no evento de lançamento em Nova York.
Escultura do Android 8.0 Oreo, novo sistema operacional do Google, no evento de lançamento em Nova York.Mark Lennihan (AP)
Mais informações
A meca dos ‘youtubers’ fica no Rio e tem vista para o mar
Novos ‘emojis’: a pequena sereia, uma mulher dando de mamar e um zumbi
Emoji com véu muçulmano chegará ao iPhone graças a jovem de 16 anos
Eclipse Solar: uma escuridão mágica cruza os Estados Unidos

O Google não oculta suas raízes e amor pela ciência. O buscador aproveitou o eclipse solar total desta segunda-feira, 21 de agosto, para renovar o Android. A oitava versão de seu sistema operacional para celulares e tablets, o Android O, cujo nome foi motivo de longa especulação e finalmente se confirmou como Android Oreo, chegará primeiro nas linhas Pixel e Nexus. O Google mantém o costume de nomear suas versões com referência a doces ou sobremesas, incluindo o Kitkat para o K, uma concessão a um nome comercial que se tornou realidade depois de fechar um acordo com a Nestlé. Havia um sinal: junto ao parque onde se realizou a celebração ficava a antiga fábrica da Nabisco onde nasceram esses icônicos chocolates.

Durante um encontro em um parque do bairro de Chelsea, em Nova York, o Google destacou as vantagens deste lançamento com dois eixos principais: a segurança e a simplicidade de uso.

Com o Google Play Protect, os usuários terão melhor controle do que é instalado em seu celular, poderão contrastar a fonte do código dos programas baixados e decidir se merecem ou não sua confiança. Uma forma de tentar frear os crescentes malware e garantir a privacidade.

O Google destaca a fluidez do Android Oreo: “Mais inteligente, mais rápido e mais poderoso que nunca”, disse a empresa, ao divulgar a oitava versão de seu sistema operacional. Permitirá poupar segundos em algo aparentemente irrelevante, mas prático, como conectar-se a uma rede wi-fi bastando fazer uma foto com a sucessão de caracteres ou preencher formulários com informações já conhecidas, sem ter que repetir o processo várias vezes.

Android Oreo, o novo sistema operacional do Google, apresentado como um super-herói.
Android Oreo, o novo sistema operacional do Google, apresentado como um super-herói.R. J. C.

Também promete uma melhor gestão das notificações, agrupando-as e dando prioridade às mais relevantes. A multitarefa, um dos pontos diferenciais em relação aos computadores, será uma realidade. "Alguma vez tentou ver um tutorial no YouTube e tomar notas em seu telefone ao mesmo tempo?”, desafiam no Google.

O Android O enfrenta um de seus grandes problemas, a duração da bateria, que fechará os aplicativos que consomem constantemente enquanto não estão sendo usados.

Apesar de todas essas melhorias de índole prática e técnica, é muito provável que o mais apreciado pelos usuários sejam os 60 novos emojis, uma febre social que se transformou em modo de expressão e cultura popular.

Resta a incógnita da adoção do Android Instant Apps, aplicativos de escasso consumo de recursos de hardware, que não são instalados no celular, mas funcionam como programas autônomos. O Google o anunciou pela primeira vez em sua conferência de 2016.

O Google já está liberando o código para que os fabricantes atualizem seus telefones. Os primeiros serão o Pixel 5x e 6P, depois chegarão o Pixel C e o Nexus Player. Entre os parceiros comerciais que se atualizarão com esse sistema operacional se encontram Nokia, Huawei, HTC, Kyocera, LG, Motorola, Samsung, Sharp e Sony.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_