_
_
_
_
_
Dia dos Pais
Coluna
Artigos de opinião escritos ao estilo de seu autor. Estes textos se devem basear em fatos verificados e devem ser respeitosos para com as pessoas, embora suas ações se possam criticar. Todos os artigos de opinião escritos por indivíduos exteriores à equipe do EL PAÍS devem apresentar, junto com o nome do autor (independentemente do seu maior ou menor reconhecimento), um rodapé indicando o seu cargo, título académico, filiação política (caso exista) e ocupação principal, ou a ocupação relacionada com o tópico em questão

Meu tardio 1º dia dos pais

Irene já sacou: papai não é um “homão da porra”, como se diz com nostalgia de príncipe encantado

Xico Sá e sua filha Irene
Xico Sá e sua filha IreneArquivo Pessoal

Irene ri da falta de habilidade do pai no momento de colocar o lacinho (um lacinho já pronto) nos seus cabelos, mas o papai não desiste. Irene ri do seu avohai, avô e pai, tentando fazê-la ouvir uma música chique ou cabeça, mesmo sabendo que a pequena só vibra com a ingênua sacanagem de “Papai eu quero me casar”. Falo da trilha original do pastoril do Velho Faceta, na voz do Didi Mocó e sua trupe. “Ô minha filha, você não casa bem...”

Mais informações
Seu pai sabe menos de finanças do que você
Pais mais velhos vivem mais
Propostas cinéfilas paternais para assistir com seus filhos
Casais já podem recorrer à barriga de aluguel em Portugal

Irene já sacou tudo: papai não é um “homão da porra”, como se diz com alguma ironia e um naco de nostalgia de príncipe encantado. Mas papai dá para o gasto, é o que tenho, minha gente, papai ainda dá um caldo – depois de seis meses apenas no peito da mamãe, é hora da sopa afetiva com receitas da Cratóvia, a mistura do Crato paterno e da matriz materna polonesa. Isto não é um aviãozinho, filha, é uma colher com a iguaria dos deuses, toma... Irene perplexa: ué, papai resolveu não mentir mais, que passa?

Papai de primeira viagem às vezes é meio Felícia – lembra daquele desenho infantil? – e aperta demais, ama demais, sufoca demais sua gatinha. Irene suspira. Sorte que tem o Teo, meu enteado de 9 anos, que imprime um ritmo mais adulto e correto na parada. Isso é que é irmão, ufa. Papai destrói a cartilha de Piaget a cada iniciativa, papai não folheou sequer “A vida do bebê”, do doutor Rinaldo de Lamare. Papai é muito free-jazz.

Para completar, papai não me larga, e quer me fazer dormir na rede cearense, como foi na vida lá dele ao relento. Ainda bem que me adaptei fácil, com o papai sou meio Zélig, finjo que estou amando qualquer coisa, me transformo. As canções de ninar, só rindo, são uma comédia. Meu avohai mistura, do nada, “Noite Feliz” com o “Cocoricó”, tudo em compasso de axé de raiz ou de lambada. Chorando se foi... Às vezes fecho os olhos e finjo que durmo. Só assim tenho paz.

Irene ri da cara de dor que o papai faz na hora da vacina. O moço do posto aqui da Turiassu tira onda. Papai fica muito sério e nervoso quando me leva ao médico. Papai praticamente não deixa eu sair sozinha com a mamãe, mal sabe como a gente curte e anda mais relax. Papai pede que o rapaz do táxi ande a 20 por hora, papai diz “que coisa boa, sorte esse trânsito engarrafado de São Paulo”, acho que o papai é meio paranoico, mas é lindo, é o que tenho, papai não é assim “um homão da porra”, já disse.

Outra loucura do meu avohai: o medo do vento. Uma brisa do Sumaré, SP, vira quase o assombroso inverno do Game of Thrones. Papai diz que é coisa dos seus velhos, meus vovôs do Cariri, que vedavam os vãos das janelas temendo os ventos frios de agosto na chapada do Araripe. Papai e suas crendices, respeito. Espero que ele saiba que sou uma mina eclética, além da sacanagem do Faceta/Trapalhões, sei que o tio Bob Dylan me ensinou coisas: “The answer, my friend, is blowin' in the wind/ The answer is blowin' in the wind”.

E não sei se vocês sabem, aguento o meu papai-Felícia 24 horas, depois que nasci ele só sai de casa na segunda-feira – mesmo assim fica me mandando mensagens lá de dentro do tubo da televisão... Nessa moleza caseira toda, ele ainda diz que trabalha, como se escrever fosse tarefa de Hércules, e olhe que só escreve crônica. Punk-rock mesmo é a mamãe, ora bolas!, como segura o rojão essa mamãe-coragem.

Irene ri nesse primeiro dia dos pais no meu calendário. Irene lembra, irônica, que o avohai se apegava um pouco ao mantra infértil do meu mestre Brás Cubas: “Não tive filhos, não transmiti a nenhuma criatura o legado de nossa miséria.” Que bobagem, tenho a ti, que riqueza, que tesouro, meu rei Salomão, que viagem.

Qualquer dúvida, consulte o vento ou as folhas das folhas da relva, filha, de tanto te amar papai já não sabe de mais nada a essa altura. Nem o resultado do futebol de quarta-feira.

Xico Sá, escritor e jornalista, é autor de “Os machões dançaram -crônicas de amor & sexo em tempo de homens vacilões” (editora Record). Comentarista nos programas “Papo de Segunda” e “Redação Sportv”.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_