_
_
_
_
_

Como ver a chuva de estrelas do fim de semana

Noites de sexta-feira, 11, e sábado, 12, serão as melhores para observar as Perseidas

No centro da imagem, tomada em 2014, uma 'lágrima de San Lorenzo'
No centro da imagem, tomada em 2014, uma 'lágrima de San Lorenzo'Andres Kudacki (AP)

Nas noites de sexta-feira, 11, e sábado, 12, de agosto, a Terra cruzará pelo mesmo local por onde passou o cometa Swift-Tuttle em 1992. O efeito causado no céu será o de uma chuva de estrelas. Aquela bola de gelo e rochas do tamanho de uma grande cidade deixou atrás de si um rastro de poeira e pequenas pedras que se transformarão em estrelas cadentes quando entrarem em contato com a atmosfera terrestre. Será algo parecido à passagem de um carro contra uma nuvem de mosquitos que se chocam contra o vidro. Os restos do cometa, de poucos centímetros de diâmetro, entrarão na atmosfera a 160.000 quilômetros por hora, ficando mais quentes pela fricção até alcançarem milhares de graus de temperatura e tornarem-se incandescentes.

Mais informações
Perseidas 2016: como ver a chuva de estrelas mais espetacular do inverno
O eclipse lunar no Hemisfério Norte, em imagens
Não há asteroide que consiga acabar com esse bichinho
Você acredita em horóscopo?

Esse festival de estrelas cadentes, conhecidas como Perseidas, recebeu seu nome porque parece surgir do local no céu onde está a constelação de Perseus. São muito conhecidas e existem referências ao fenômeno em documentos chineses de 36 d.C. na Europa medieval passaram a ser conhecidas como Lágrimas de São Lourenço, um mártir que de acordo com a tradição morreu queimado em uma fogueira. A festa em sua homenagem acontece em 10 de agosto, próxima aos dias em que nosso planeta passará pelo rastro deixado pelo Swift-Tuttle.

Para observar as estrelas só é preciso se afastar o máximo possível das luzes das grandes cidades, que ofuscam o brilho do céu, e olhar na direção nordeste, acima do equador. No ano passado, no período de maior atividade, esperado para as noites de sexta-feira e sábado, foi possível ver entre 100 e 150 meteoros por hora, agora, conturo, espera-se que o evento seja de menores proporções. Esses dois dias serão os de melhor observação, mas estrelas cadentes poderão ser vistas de hoje até o dia 16 de agosto.

As Perseidas são a chuva de estrelas mais popular no hemisfério norte por ocorrerem no verão, mas ao longo do ano teremos mais de 100 eventos parecidos graças à passagem da Terra pelo rastro de outros cometas.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_