_
_
_
_
_

Casais já podem recorrer à barriga de aluguel em Portugal

Lei não exige requisito de nacionalidade, mas exclui uniões entre homens e pessoas solteiras

Uma mulher grávida.
Uma mulher grávida.EFE
Mais informações
Brecha legal impede o registro dos filhos de um casal homossexual
Pai solteiro reivindica os direitos de mães
Barriga de aluguel gera divisão entre feministas e grupos LGBT
Gravidez por engano após erro em inseminação artificial

Casais em Portugal já podem recorrer “excepcionalmente” à chamada “barriga de aluguel”. A lei, aprovada há um ano no Parlamento, nasce com tantas restrições que, se rigorosamente cumprida, muito poucas pessoas poderão ter acesso ao procedimento. Além disso, a gestante não receberá nenhum pagamento por seus serviços, apenas uma compensação para despesas médicas. A barriga de aluguel só será possível para casais os quais a mulher não possua útero, sofra lesão ou doença deste órgão que a impeça de engravidar ou em “situações clínicas que justifiquem” a prática. A lei, que foi publicada nesta segunda-feira no Diário da República, trata de casais, deixando de fora mulheres solteiras; além disso, ao exigir que a mulher comprove sua infertilidade, também bloqueia o acesso às uniões formadas entre dois homens e homens solteiros. Não exige, no entanto, nenhum requisito de nacionalidade.

Com essas indicações, Cristiano Ronaldo, o português mais famoso do mundo, também não poderia ter filhos em seu país por meio da nova lei. Em duas ocasiões, o jogador contratou mães de barriga de aluguel no exterior, das quais tem três filhos. A nova norma é resultado de negociações entre os diferentes partidos de esquerda. A iniciativa, do radical Bloco de Esquerda, teve que ser modificada no Parlamento para receber o apoio de seu parceiro, o Partido Socialista. Graças a isso, também votaram a favor o ex-primeiro-ministro Pedro Passos Coelho (PSD) e 24 dos seus deputados social-democratas.

O Partido Comunista votou contra, argumentando que a extensão da gestação a uma terceira pessoa abre “grandes complexidades, especificidades e sensibilidades, especialmente na instrumentalização do corpo humano”.

A legislação está sujeita a regras estritas, e os contratos devem ser revisados pelo Conselho Nacional de Procriação Medicamente Assistida (CNPMA), que tem um prazo de 60 dias para aprovar ou recusar o pedido. No processo, devem ser incluídas declarações favoráveis de um psiquiatra ou psicólogo e do diretor da clínica que realizará o procedimento.

No caso de malformação do feto, é a gestante que decidirá se interrompe a gravidez

A relação da mãe com a criança se limitará “a um mínimo indispensável” pelos potenciais riscos psicológicos e emocionais que essa relação implica”, de acordo com o decreto. Quando a gestante for parente do casal, essa relação poderá ser maior. No caso de malformação do feto, é a gestante que decidirá se interrompe a gravidez.

A “gestante de substituição”, como o termo é chamado oficialmente na lei portuguesa, deve atender às diretrizes médicas do ginecologista que acompanha a gravidez e realizar exames e atividades terapêuticas considerados indispensáveis, mas pode recusar a realização de alguns testes de diagnóstico, como a amniocentese. O contrato pode ser rescindido por ambas as partes se um certo número de tentativas de fertilização não produzir resultados.

Como funciona no Brasil

Atualmente, o procedimento no Brasil é conhecido como Doação Temporária de Útero, já que ele só pode ser realizado da maneira altruísta. A legislação brasileira também explicita que o procedimento deve acontecer dentro da família. Uma parente de até segundo grau, como mãe, avó, irmã ou tia, pode se voluntariar para a gestação. Antes disso, porém, a mulher deve passar por uma avaliação psicológica. A fecundação será realizada pelo método in vitro antes de ser implantado no útero. Os casais homossexuais não são beneficiados pela regra.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_