_
_
_
_
_

Passageiros de um avião em Barcelona se rebelam para evitar uma deportação à África

Voo saiu com atraso e sem os viajantes que tinham provocado o protesto

Um avião decola do Aeroporto do Prat em Barcelona.
Um avião decola do Aeroporto do Prat em Barcelona.ALBERT GARCIA
Mais informações
Contrabandistas de migrantes: caçados em pleno alto mar
A crise migratória se agrava e ultrapassa as fronteiras da Itália
Muito próximo do inferno

Um grupo de passageiros retardou neste sábado a decolagem de um avião rumo a Dacar, do aeroporto Prat de Llobregat (Barcelona), ao tentar evitar a deportação de um cidadão senegalês. O voo acabou saindo horas mais tarde, sem os passageiros rebelados e com o homem deportado.

Os passageiros se levantaram de seus assentos em sinal de protesto pela expulsão de um senegalês, segundo explicaram fontes da companhia aérea Vueling e do grupo de passageiros revoltados. O incidente ocorreu em um avião que devia ter decolado de Barcelona às 16h30 deste sábado, no qual viajava um senegalês algemado, acompanhado de dois policiais.

O homem estava sendo obrigado a regressar a seu país de origem, após ter tentado entrar na Espanha sem permissão de residência ou trabalho, e depois que sua situação irregular foi detectada no aeroporto, não tendo chegado a receber permissão para entrar em território espanhol.

Uma porta-voz dos rebelados explicou à Efe que o senegalês irrompeu em gritos quando os passageiros estavam entrando no avião, o que levou alguns deles a se solidarizarem com ele e a se negarem a ocupar seus assentos até que a expulsão fosse anulada.

Depois de uma hora e meia de tentar sem êxito que o piloto desistisse de levar o imigrante “sem documentos”, a polícia militar entrou no avião e forçou o desembarque de todos os passageiros da aeronave da Vueling, de acordo com a tripulação.

Posteriormente, os agentes identificaram seis das pessoas que tinham protagonizado o protesto. O piloto as denunciou e não permitiu que fossem reincorporadas ao voo rumo a Dacar.

O avião pôde partir algumas horas mais tarde rumo a Dacar, com o imigrante “sem documentos” a bordo, conforme o previsto.

Além do atraso no avião rumo a Dacar, um porta-voz da companhia Vueling, que realiza um voo semanal ao Senegal, informou que o incidente afetou o voo de regresso a Barcelona, que terá de sair na segunda-feira pela manhã, já que foram ultrapassadas as horas de atividade permitidas para a tripulação.

Isso obrigará a companhia aérea a pagar estadias em hotel aos 176 passageiros que iriam viajar neste domingo a Barcelona nesse avião, além das indenizações correspondentes aos atrasos, informou o porta-voz da empresa.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_