_
_
_
_
_

Advogado de Lula diz que irá recorrer: “Sentença despreza provas de inocência”

Para Cristiano Zanin, sentença é "ilegítima", e desconsiderou o fato de o triplex não estar em nome do ex-presidente

O ex-presidente Lula.
O ex-presidente Lula.UESLEI MARCELINO (REUTERS)

Os advogados Cristiano Zanin Martins e Valeska Teixeira Zanin Martins, que defendem o ex-presidente Lula, anunciaram na noite desta quarta-feira que irão recorrer da decisão do juiz Sérgio Moro, que condenou o petista a mais de 9 anos de prisão. Para eles, a sentença é “ilegítima”. “As provas da defesa foram simplesmente ignoradas”, afirmou Cristiano, referindo-se ao fato de o imóvel que gerou a condenação, o triplex no Guarujá, não estar em nome de Lula, e sim da OAS. “Sabemos que nossos fundamentos são fortes, temos a prova da inocência materializada em depoimentos e documentos”. O advogado disse ainda que a sentença de Moro “envergonha” o país, e é uma "página negra" na história do país. O caso envolve um tríplex no Guarujá que no entendimento do Ministério Público Federal e do magistrado seria uma contrapartida paga ao petista por contratos obtidos pela empreiteira OAS com a Petrobras.

Mais informações
Doria celebra e Requião faz verso de protesto: as reações nas redes
Condenação de Lula não deveria ser dia de festa para o Brasil
Tribunal que pode prender Lula confirmou 54% das sentenças de Moro
AO VIVO | “Se alguém pensa que a sentença me tirou do jogo, pode saber que estou no jogo”, diz Lula

Desde o início, o processo contra Lula foi marcado por embates frequentes entre Cristiano e Moro. Em algumas das oitivas os dois chegaram a se exaltar. Apesar de ter sido condenado, o ex-presidente só será preso caso o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4, uma Corte de segunda instância), confirme a sentença do juiz. Cristiano aproveitou para criticar o Tribunal que definirá o futuro do petista. A defesa de Lula colecionou derrotas no TRF4: chegaram a pedir, sem sucesso, o afastamento de Moro do caso, alegando que ele não era imparcial. “Registramos que o sistema recursal, até o momento, não foi apto para inibir essa situação [de violações de direitos]. Tanto é que permitiu que um juiz parcial [Moro] estivesse à frente deste julgamento, apesar das provas da defesa”, disse o advogado. Cristiano afirmou ainda torcer para que “esse quadro que joga uma página negra na Justiça brasileira seja revertido pelas instâncias superiores”.

Além de ser preso, caso o TRF4 condene Lula ele pode se tornar inelegível com base na lei da Ficha Limpa, que proíbe a candidatura de pessoas condenadas em segunda instância. No entanto, não existe uma data para que o Tribunal analise a questão – nos casos já revisados pela Corte os prazos variam de alguns meses a mais de um ano.

Na leitura da defesa, a condenação de Lula se deu sem provas, com base exclusiva no depoimento do empreiteiro Leo Pinheiro, da OAS. “Ele incriminou Lula na condição de delator informal, sem compromisso de dizer a verdade e com manifesta intenção de destravar um acordo de delação premiada”, disse Cristiano. O advogado disse ter conversado brevemente com o ex-presidente após tomar conhecimento da sentença. “Ele está bastante sereno, mas como qualquer pessoa condenada sem provas, existe uma indignação natural diante desse quadro”, afirmou.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_