_
_
_
_
_

Paris organizará os Jogos de 2024 e Los Angeles os de 2028

Cidade norte-americana chega a acordo com COI e sediará Olimpíada de 2028, o que confirma que a capital francesa receberá a Olimpíada de 2024

A porta do estádio Los Angeles Momerial Coliseum.
A porta do estádio Los Angeles Momerial Coliseum.AFP
Pablo Ximénez de Sandoval

Estão decididas as sedes dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2024 e 2028: a cidade de Los Angeles chegou a um acordo com o COI (Comitê Olímpico Internacional), e ficará com a Olimpíada de 2028. A decisão implica que a edição anterior será recebida por Paris.

Mais informações
Maracanã, um colosso sem rumo e sem alma
França investiga suposto esquema de propina na escolha do Rio como sede olímpica
A piscina olímpica: das seis medalhas de Phelps a criadouro de mosquitos
Rumo ao infinito

As duas cidades já haviam sido escolhidas, no início deste mês de julho, para sediar as competições, e anunciariam em setembro qual edição cada uma receberia. A decisão inusitada, segundo Thomas Bach, presidente do COI, veio por conta da escassez de propostas e da "excelente qualidade" das duas candidaturas: “É uma oportunidade de ouro para o futuro dos Jogos Olímpicos e trará mais estabilidade ao movimento olímpico para os próximos 11 anos”, declarou Bach, o presidente do COI, em coletiva de imprensa posterior à votação em que compareceu com a franco-espanhola Anne Hidalgo, prefeita de Paris, e Eric Garcetti, o prefeito de Los Angeles.

Até então, a capital francesa e a metrópole norte-americana eram candidatas a organizar unicamente os Jogos de 2024. Mas a escassez de propostas citada por Bach (renunciaram sucessivamente Boston, Hamburgo, Roma e Budapeste) e a qualidade de ambas as cidades, nas palavras do dirigente, levaram o COI a repensar seu processo de atribuição para que nem Paris nem Los Angeles ficassem sem os Jogos Olímpicos, uma iniciativa que ambas as cidades aceitaram.

Bach, Hidalgo e Garcetti posaram para os fotógrafos com os braços para o alto, como celebrando uma vitória comum, depois da conclusão da coletiva de imprensa. “É uma grande decisão que põe todos, tanto o COI como o comitê de Los Angeles e o de Paris, em uma situação exclusivamente vencedora”, declarou Garcetti. “Senhor Bach, o senhor é um visionário”, elogiou Hidalgo. A escolha das edições seria anunciada em setembro, mas a confirmação de Los Angeles em 2028 foi anunciada por fontes das Prefeitura da cidade norte-americana a veículos locais, e assim chegou-se ao anúncio antecipado para os dois eventos. 

Desde que Paris declarou sua candidatura, os representantes do comitê da capital francesa sempre mantiveram a ideia de abrigar os jogos de 2024, sobretudo por motivos históricos (a última vez que Paris realizou o evento foi em 1924) e técnicos (a construção da Cidade Olímpica está garantida até 2024), enquanto seus homólogos norte-americanos, a começar por seu presidente, Casey Wasserman, deixaram a porta aberta para os de 2028. “Ficaríamos encantados em organizar os Jogos de 2028”, disse Garcetti, ao ser indagado sobre essa possibilidade.

Ambas as cidades sediarão os Jogos pela terceira vez. Paris os recebeu em 1900 e 1924, enquanto que Los Angeles foi sede em 1932 e 1984.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_