_
_
_
_
_
Editoriais
São da responsabilidade do editor e transmitem a visão do diário sobre assuntos atuais – tanto nacionais como internacionais

Europa se reconcilia com Cuba

UE acerta ao sepultar o veto a Havana promovido por Aznar

Eurodeputados votam o acordo que acabou com veto a Cuba.
Eurodeputados votam o acordo que acabou com veto a Cuba.FREDERICK FLORIN (AFP)

É motivo de regozijo que a Europa finalmente tenha decidido restaurar suas relações com Cuba, com o banimento definitivo do veto institucional que durante os últimos 20 anos a União Europeia manteve contra Havana.

A medida –chamada posição comum, estabelecida em 1996 e promovida pelo ex-presidente do Governo (primeiro-ministro) espanhol José María Aznar– se mostrou ineficaz para facilitar a democratização do regime castrista. Além disso, tendo em vista os resultados é possível considerar que foi contraproducente.

Mais informações
Trump recua na aproximação com Cuba
“O sonho americano acabou, aqui em Cuba as pessoas estão bravas com Obama”
Luxo hoteleiro ressuscita em Havana

Além disso, a posição comum era anacrônica, já que depois da normalização das relações entre Washington e Havana a Europa praticava uma política única no mundo de agressividade para com a ilha. E também era hipócrita, porque enquanto isso muitos governos da UE –inclusive o da Espanha– negociavam separadamente com o regime de Raúl Castro.

Portanto, o veto a Cuba foi posto de lado em dezembro com um acordo de diálogo político e de cooperação assinado em Havana pela alta representante para Política Externa Europeia, Federica Mogherini. E ontem foi aprovado pelo Parlamento Europeu.

Essa normalização com Cuba acontece precisamente quando Washington volta a enviar mensagens de hostilidade em relação a Havana pela boca do presidente Donald Trump. Isso coloca a UE como um ator privilegiado para facilitar uma abertura real do regime de Castro. O acordo aprovado ontem em Bruxelas já permitiu um diálogo sobre direitos humanos, algo que as medidas promovidas por Aznar jamais conseguiram.

No entanto, não nos iludamos. O regime cubano mostrou-se impermeável durante décadas a qualquer tipo de iniciativa externa. A nova estratégia da UE não terá êxito se não acontecerem mudanças em Havana.

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_