_
_
_
_
_

Cinco amigos tiram a mesma foto a cada cinco anos desde 1982

A primeira imagem é de 35 anos atrás e a mais recente foi feita no sábado passado

Jaime Rubio Hancock

A cada cinco anos, cinco amigos de Santa Barbara (Califórnia, Estados Unidos) saem de férias para uma cabana no lago Copko e fazem, ali, a mesma foto. Ou quase. Sentam-se sempre na mesma ordem: John Wardlaw, Mark Rumer, Dallas Burney, John Molony e John Dickson.

Em todas, os cinco procuram exibir a mesma pose e fazer a mesma expressão com o rosto. Molony segura um frasco de vidro, que está sempre vazio, com exceção da primeira foto: neste havia dentro uma barata que eles tinham adotado como mascote naquelas férias. A primeira imagem é de 1982. A mais recente foi feita no sábado passado. São 35 anos e oito fotos:

1982
1982John Wardlaw
1987
1987John Wardlaw
1992
1992John Wardlaw
1997
1997John Wardlaw
2002
2002John Wardlaw
2007
2007John Wardlaw
2012
2012John Wardlaw
2017
2017John Wardlaw

John Wedge Wardlaw (o primeiro à esquerda) conta ao EL PAÍS, por e-mail, que no começo eles não planejavam fazer a mesma foto a cada cinco anos. Naquela primeira viagem, em 1982, os amigos se dedicaram a pescar e a gravar filmes como fãs de Super 8 (Wardlaw é autor de alguns curtas). A foto era apenas uma recordação das férias. “Mas aconteceu que, cinco anos depois, estávamos todos na mesma casa e decidimos, então, fazer a mesma foto. E foi assim que começou. Seguimos com a tradição, mas, até terem passado 20 anos, não tínhamos nos dado conta de que isso era uma coisa especial, e decidimos desde então mantê-la durante o tempo que for possível”. Cabe registrar que, já no segundo encontro, o grupo gravou em vídeo o momento da realização da foto.

Os cinco eram amigos de adolescência e todos se formaram no mesmo colégio, o Santa Barbara High School, em 1981. Quando tiraram a primeira foto, em 4 de julho de 1982, todos tinham 19 anos, à exceção de Mark (o segundo a partir da esquerda), que estava com 18. Ou seja: hoje todos estão com 54 anos, menos Mark, que ainda está por completá-los.

As fotos seguintes foram feitas a cada cinco anos, mas eles não conseguiram realizá-las sempre na mesma data. “Procuramos fazer com que aconteça na mesma época do ano, mas as nossas agendas são hoje mais complicadas, de modo que fazemos a imagem quando conseguimos, entre junho e setembro”. É mais difícil agendar um dia do que quando eram jovens, “mas todos nós queremos continuar fazendo isso, então acabamos encontrando um espaço”.

Mais informações
Retratos da tristeza da Coreia do Norte pelas lentes de uma Polaroid
A arte nua de um Mario Testino nunca visto antes
Diário visual de Vera e Victoria, duas meninas apaixonadas

Eles não se encontram apenas a cada cinco anos. “Estivemos juntos um mês antes da foto deste ano para o casamento de Dallas (o amigo ao centro da foto). Às vezes ficamos mais de um ano sem nos ver, às vezes é com mais frequência, mas não tanto como antes”. A tradição, porém, ajudou-os a manter a amizade. “Sem dúvida. Creio que, se não fizéssemos a foto, já teríamos perdido contato”.

Essa história apareceu pela primeira vez em um jornal em 2007, no Santa Barbara News Press. “Mas não foi muito divulgada. Em 2012, a CNN fez uma reportagem conosco que foi publicada no seu site um mês depois da foto daquele ano. No dia seguinte, nossas caixas de e-mail estavam lotadas de pedidos de entrevistas e para aparições na televisão. Foi divertido, mas também estressante”.

Embora todas as fotos sejam muito parecidas, Wardlaw tem um carinho especial pelas de 2002 e 2012. “Chris Squire, o baixista da formação original do Yes, viu as fotos na internet e percebeu que eu estava com uma camiseta da sua turnê Drama naqueles dois anos”. Squire lhe enviou uma mensagem dizendo que “a série de fotos era sensacional e que gostara muito do fato de eu usar a camiseta. Por azar, ele morreu pouco depois –em 2015--, e essa mensagem se tornou algo muito especial para mim”.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_