_
_
_
_
_

Brasil comemora sozinho o Dia dos Namorados

Neste dia 12, o Google homenageia a data com Doodle ilustrado por pangolins apaixonados

Dia dos Namorados
Dia dos NamoradosFernanda Carvalho (Fotos Públicas)

Diferente de outras partes do mundo onde o Dia dos Namorados é comemorado em 14 de fevereiro, no dia de São Valentim, o Brasil celebra a união amorosa em 12 de junho, véspera do dia de Santo Antônio, o santo casamenteiro da Igreja Católica. Nesta segunda-feira, o Google Brasil faz uma homenagem à data com um doodle fofo: dois pangolins (mamífero que vive em zonas tropicais da Ásia e da África) apaixonados enfeitam a caixa do site de busca.

Doodle do Brasil faz homenagem à data com um doodle fofo: dois pangolins apaixonados enfeitam a caixa do site de busca.
Doodle do Brasil faz homenagem à data com um doodle fofo: dois pangolins apaixonados enfeitam a caixa do site de busca.Reprodução

Além da proximidade com o dia de Santo Antônio, invocado por quem quer achar coisas perdidas, ter filhos ou conseguir um amor, há outra hipótese para a escolha da data no Brasil: uma ação de marketing. Segundo essa versão, o pai do atual prefeito de São Paulo, cujo nome também era João Doria, teria criado a data para incrementar as vendas de uma rede de lojas quando era diretor de uma agência de publicidade, em 1949.

Mais informações
Amar, verbo transitivo
Eu vou te amar, nem a morte nos separa, por Ana Claudia Quintana Arantes
“Não me separei porque eu não gosto de você. Me separei porque eu sou gay”
Bazar das Poderosas, sob medida para as mulheres transexuais

Se essa versão é verdadeira ou não, o fato é que o Brasil comemora a data sozinho. O dia mais comum, 14 de fevereiro, que também celebra a demonstração de afeto entre amigos, remonta a um festival romano que celebrava a fertilidade, marcando o início da primavera.

Além disso, 14 de fevereiro é a data de morte do bispo Valentim, que celebrava casamentos apesar da proibição do imperador Cláudio II. Descoberto, Valetim foi condenado à morte e, enquanto estava preso, teria recebido flores e bilhetes de pessoas que diziam acreditar no amor.

No Brasil, a data tem relevância para comércio, já que é comemorada com troca de presentes, flores e cartas entre casais, além de jantares românticos.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_