_
_
_
_
_

Ataque deixa escudeiro de Trump no Congresso em estado crítico

Líder da bancada conservadora, Steve Scalise foi alvo nesta quarta-feira de atirador na Vírginia

Pablo de Llano Neira

Ferido com um tiro no ataque desta quarta-feira na Virgínia, o congressista Steve Scalise está em estado crítico de saúde após ser baleado por um atirador nesta quarta-feira. Scalise é o escudeiro de Donald Trump no Congresso. Líder da bancada da maioria republicana desde 2014, sua missão é obter a unidade nas fileiras de seu partido nas votações de leis. Forjado desde jovem na política de seu Estado de origem, Luisiana, pelo qual conquistou o posto de deputado em Washington, Scalise (Nova Orleans, 1965) é um conservador que dispõe de todas as credenciais ideológicas típicas de um republicano: contrário aos gastos públicos, defensor da redução de impostos, favorável ao investimento na defesa militar, conservador nos valores.

A vitória que exigiu maior intervenção de sua parte na atual legislatura foi a aprovação do projeto de lei que desmantela o sistema de saúde chamado Obamacare, iniciativa que Trump transformou em uma de suas promessas eleitorais e precisava colocar em prática. Ainda dependente de aprovação no Senado, a lei obteve em maio uma vitória apertada na Câmara, com 217 votos a favor e 213 contrários –incluindo 20 republicanos que escaparam do controle de Scalise e votaram com os democratas.

Mais informações
Os Warriors podem boicotar visita a Donald Trump
Em declínio, secretário de Justiça de Trump responde pela trama russa no Senado
Quarenta dias na prisão por viajar para Palmira
Trump enfrenta ação judicial por aceitar pagamentos de Governos estrangeiros

Scalise preside a Comissão de Energia e Comércio do Congresso, na qual tem sido um forte defensor da construção do polêmico oleoduto de Keystone XL, autorizada por Trump em março. “Obrigado, presidente, por aprova-la, gerando assim milhares de empregos para norte-americanos e abrindo o caminho para a nossa independência energética”, escreveu Scalise no Twitter. O líder republicano defende uma redução na dependência do país em relação ao petróleo do Oriente Médio e prega a exploração de recursos nacionais.

Difusor do pensamento liberal, foi chefe do Comitê de Estudos Republicanos, um grupo com mais de 170 parlamentares conservadores, no qual difundiu ideias em prol do livre mercado, da criação de empregos, do crescimento econômico e do apego rígido ao espírito literal dos artigos da Constituição dos Estados Unidos. Scalise é também defensor ferrenho do direito ao porte de armas, sendo um político muito próximo ao lobby da Associação Nacional do Rifle.

Um dos três filhos do casal ítalo-americano formado pelo corretor de imóveis Alfred Scalise e a dona-de-casa Carol Schilleci, formado em 1989 pela Universidade Estadual da Luisiana em Ciências da Computação, Stephen Joseph Scalise é casado, tem dois filhos e é católico praticante.

Com informações de Jan Martínez Ahrens

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_