_
_
_
_
_

Capitão infiltrado em ato contra Temer agora é major do Exército

Willian Pina Botelho ganhou novo posto três meses após vir à tona sua atuação encoberta em São Paulo

Marina Rossi

Três meses após ser revelado que o capitão do Exército Willian Pinta Botelho estava infiltrado em um grupo de manifestantes detidos ilegalmente em São Paulo, o oficial foi promovido a major. A oficialização ocorreu via Diário Oficial do dia 16 de dezembro, passando a valer a partir o dia 25 de dezembro, "por merecimento", como diz o texto da publicação. 

Major Botelho, em foto no Instagram, quando usava o nome de Balta Nunes.
Major Botelho, em foto no Instagram, quando usava o nome de Balta Nunes.
Mais informações
Promotoria acusa jovens detidos em protesto anti-Temer de organização criminosa
Os laços de um ex-militar do DOI-CODI com o infiltrado entre manifestantes em São Paulo
Juiz solta manifestantes: “Brasil não pode legitimar ‘prisão para averiguação”

No dia 04 de setembro, Botelho, que então se apresentava como Balta Nunes, estava com um grupo de manifestantes que foram detidos pela Polícia Militar antes de um protesto pelo fora Temer em São Paulo. Embora apareça entre o grupo, Botelho foi o único a não ser levado à delegacia. A infiltração do capitão foi revelada por este jornal e pela Ponte Jornalismo naquela semana, o que fez com que fossem abertas investigações do caso pelo Ministério Público Estadual e o Ministério Público Federal.

Pressionado, o Exército abriu sua própria sindicância para apurar a atuação do então capitão. Em março deste ano, portanto depois que Botelho já havia sido promovido, o Exército afirmou ter concluído a sindicância. De acordo com as conclusões da corporação, o capitão estava, de fato, em "atividade de observação de inteligência" naquele dia, mas, “não há registro” de que aquela atividade foi realizada em conjunto com a Polícia Militar. O Exército também nega a participação do capitão nas detenções dos manifestantes, "sendo esta de exclusiva decisão da Polícia Militar do Estado de São Paulo".

No documento, a corporação contradiz a versão apresentada pelo comandante-geral do Exército, Eduardo da Costa Villas Bôas, que disse, em outubro, que a atuação de Botelho foi realizada junto à Polícia Militar. "Houve, houve, houve uma absoluta interação com o Governo do Estado", disse Villas Bôas, enquanto a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo negou a ação em conjunto.

Trecho do Diário Oficial do dia 16.12.2016, com a promoção de Botelho.
Trecho do Diário Oficial do dia 16.12.2016, com a promoção de Botelho.

Organização criminosa

No dia seguinte em que os manifestantes foram detidos, o juiz mandou soltá-los, considerando a detenção "ilegal". Naquela semana, Botelho, que ainda se apresentava como Balta Nunes, disse aos amigos que não foi detido porque apresentara um documento falso à Polícia. Em momento algum ele se identifica como oficial do Exército ou declara sua verdadeira identidade.

A ação policial levantou suspeitas de que fora realizado um flagrante forjado, já que o grupo não portava substâncias ilícitas, apenas levava equipamentos de segurança, como capacetes, e de primeiros socorros.Sobre isso, o Exército não se pronuncia. Também não menciona na sindicância a suposta falsidade ideológica do oficial.

A promoção de Botelho ocorreu um dia depois que o Ministério Público de São Paulo ofereceu uma denúncia contra o grupo de manifestantes, acusando-os de organização criminosa. No documento com data do dia 15 de dezembro, os jovens são acusados de “prática de danos e danos qualificados consistentes na destruição, inutilização e deterioração do patrimônio público e privado e lesões corporais em policiais militares”.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_