_
_
_
_
_

Serena Williams responde aos comentários racistas do romeno Ilie Nastase

Norte-americana chama o ex-tenista de “covarde” depois de ele ter se referido de maneira ofensiva e preconceituosa à sua gravidez recém-descoberta

Ilie Nastase e, à direita, a tenista Serena Williams.
Ilie Nastase e, à direita, a tenista Serena Williams.AP / AFP
Mais informações
Serena Williams, ou o mais difícil ainda
Serena Williams supera a irmã Venus na final do Aberto da Austrália e conquista seu 23º Grand Slam
A França onde Marine Le Pen ganhou

“Fico decepcionada ao saber que vivemos em uma sociedade onde gente como Ilie Nastase pode fazer tais comentários racistas sobre meu bebê ainda não nascido e sobre mim, e comentários sexistas sobre minhas colegas”, assim começa a resposta que Serena Williams dedica a Ilie Nastase. Depois de saber que a número 1 do tênis feminino vai ser mãe, o ex-jogador romeno se referiu à notícia de um modo ofensivo. “Vamos ver de que cor é. Chocolate com leite?”, ouviram-no dizer. E agora Williams não quis ficar calada e publicou uma mensagem em sua conta do Instagram, na qual tem 5,6 milhões de seguidores.

“Já disse uma vez e voltarei a dizer: o mundo chegou longe, mas há muito por fazer. Sim, superamos barreiras, mas existem outras tantas. Nem isso nem qualquer outra coisa me impedirá de trazer o amor, a luz e o positivo em tudo o que empreender. Continuarei travando os combates que considerar justos. Não tenho medo. Ao contrário de você, não sou covarde”, disse ela a Nastase. “Você pode atirar em mim com as suas palavras, pode tentar matar-me com o seu ódio, mas como o ar, eu me elevo”, escreve a tenista. Em sua mensagem no Instagram, que já tem mais de 140.000 curtidas, termina com um pedido: “Humildemente, agradeço à ITF qualquer consideração dada a todos os fatos neste caso. Terá meu completo apoio”.

Nastase, campeão de Roland Garros (1973) e do US Open (1972), atualmente está suspenso pela Federação Internacional de Tênis (ITF) pelos incidentes que protagonizou na eliminatória passada da Copa Federação entre a Romênia, equipe da qual é capitão, e a Grã-Bretanha: foi expulso por insultar a tenista Johanna Konta e a capitã Anne Keothavong.

No final do mês de dezembro, Serena Williams anunciou seu casamento com Alexis Ohanian. E em 20 de abril a tenista divulgou com uma imagem nas redes sociais que esperavam o primeiro filho. Horas antes do texto censurando os comentários racistas de Nastase, a tenista publicara a primeira foto em sua conta do Instagram mostrando sua incipiente barriga. Junto à imagem, uma mensagem dedicada a seu filho: “Meu querido bebê, você me deu a força que não sabia que tinha. M ensinou o verdadeiro significado da serenidade e da paz. Mal posso esperar para te conhecer.” Uma mensagem na qual aproveitava para anunciar a felicidade também por ter recuperado o trono do tênis feminino.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_