_
_
_
_
_
Coluna
Artigos de opinião escritos ao estilo de seu autor. Estes textos se devem basear em fatos verificados e devem ser respeitosos para com as pessoas, embora suas ações se possam criticar. Todos os artigos de opinião escritos por indivíduos exteriores à equipe do EL PAÍS devem apresentar, junto com o nome do autor (independentemente do seu maior ou menor reconhecimento), um rodapé indicando o seu cargo, título académico, filiação política (caso exista) e ocupação principal, ou a ocupação relacionada com o tópico em questão

A malhação do Temer

Como aceitar mudanças nas regras da aposentadoria depois de saber o preço dos atuais parlamentares?

Temer participa de reunião
Temer participa de reuniãoJoédson Alves (EFE)

Mais sujo e maltrapilho do que o boneco homônimo da malhação do Judas do Crato, no Cariri cearense, o presidente Michel Temer dificilmente remendará seus farrapos morais para seguir no cargo. As delações da Lava Jato o atingem de forma direta, sem meias palavras, como você lê no relato de Xosé Hermida.

Mais informações
OPINIÃO | Quem vai para a rua contra o acordão
Bacalhau, pastel, e política: um dia na feira após a delação da Odebrecht
Delações da Odebrecht engordam acusações contra Lula às vésperas do embate com Moro
Lista de Fachin: Toda a cúpula política do Brasil sob a mira da Justiça

Simbolicamente esfolado em praça pública, na brincadeira cristã e folclórica da Semana Santa, o que ainda pode salvar o mandato de M.T. – seu codinome na planilha da Odebrecht – é a obsessão dos empresários em malhar sem dó os Zés Ninguéns com o desmantelamento nas leis trabalhistas e a reforma da Previdência.

Quanto vale tudo isso na “feira do Paraguai” do Congresso? – a definição é do senador Romero Jucá, um dos principais comparsas do presidente malhado. A tomar pela compra de MPs (medidas provisórias) e projetos-de-lei, quanto está valendo cada congressista no momento? Não venham me dizer que agora é por amor ou credo neoliberal.

Como aceitar que alguém mude as regras da minha aposentadoria depois de saber o recurso do método no esquema dos parlamentares? Fiquei fissurado em apenas uma pergunta: quanto custa, por cabeça, a cada medida aprovada pelo governo? Quem banca agora, depois que sujou para o ramo das generosas empreiteiras? O setor financeiro, que ainda não apareceu nos escândalos da Lava Jato? As empresas estrangeiras, interessadas em assumir os contratos bilionários depois da falência dos enlameados nacionais? Alguém deve estar pagando a conta. Desculpa se volto a desconfiar do patriotismo ou da crença ideológica desses “homens do bem”.

A compostura do presidente e dos parlamentares, precisamos falar de novo sobre a festa cristã das ruas, é a mesma dos espantalhos atingidos pelo som e a fúria na malhação do Judas. Pelo menos na simbologia há uma revolta popular. Que sejam malhados políticos de todas as cores e correntes. Escolhi o Temer e seus aliados por uma medida preventiva óbvia: quem sabe o país ainda consiga evitar a bagaceira prevista para as próximas votações do Congresso.

Ode-brechitiano

No distanciamento brechtiano, técnica de teatro concebida pelo dramaturgo alemão Bertolt Brecht, o que interessa é deixar o mais evidente possível ao espectador que ele está assistindo a uma obra de arte, tudo aquilo é apenas uma ilusão etc. Calma, amigo, não sofra tanto, é apenas uma peça, por mais que seja dramática e sangrenta. As pessoas que gritaram “Jesus, gostoso!” ou “Jesus (o ator de tv Rômulo Arantes Filho), homão da porra”, durante a encenação da “Paixão de Cristo de Nova Jerusalém”, entenderam o espírito.

O distanciamento ode-brectiano, com ou sem Lava Jato, é o contrário. Algo tão do realismo-naturalista que assombra mesmo os conhecedores do submundo da política brasileira. Usei o termo ode-brechtiano pela primeira vez no início deste século, em uma crônica da revista Bravo! De lá para cá, segue uma técnica cada vez mais assustadora.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_