_
_
_
_
_

Chu Ming Silveira, a inventora do orelhão, vira Doodle

Nascida da China, ela é responsável por um item encontrado em quase toda esquina do Brasil

São Paulo -
Chug Ming Silveira, usando um orelhão.
Chug Ming Silveira, usando um orelhão.Reprodução (orelhao.arq.br)

Chu Ming Silveira foi a design sino-brasileira responsável pelo icônico orelhão, um dos objetos mais reconhecíveis do Brasil. A inspiração para a cobertura dos telefones públicos veio da casca de ovo, que a arquiteta definiu como “a melhor forma acústica”.

Mais informações
Dia Internacional da Mulher: Google homenageia 13 mulheres importantes na história
Descoberta de planetas estimula a imaginação do Google
Prepare os casacos: começa o outono no Hemisfério Sul

Inicialmente, foram desenvolvidos dois projetos. Chu I seria usado em ambientes internos como lojas e prédios públicos, apelidado de orelhinha. Ele não existe mais. O Chu II, feito de fibra de vidro para proteger os usuários do sol e da chuva e aguentar mudanças de temperatura é o orelhão das ruas. Hoje existem cerca de 52.000 orelhões em todo o Brasil. Além disso, o trabalho de Chu também foi exportado para países como Moçambique, Angola, Colômbia e Paraguai.

Formada em arquitetura pela Universidade Mackenzie, Chu Ming Silveira foi para Ilhabela depois de desenvolver o projeto que lhe deu visibilidade. Lá ela construiu uma vila familiar, com o estilo que ficou conhecido como “pós-caiçara”. Para a construção das casas, a arquiteta usava materiais típicos da região, inspirada na tradição milenar do Feng Shui, criando um equilíbrio com a natureza ao redor.

Chu Ming Silveira é a homenageada com um Doodle nesta terça-feira, dia em que faria 76 anos.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_