_
_
_
_
_

Ivanka Trump inaugura na Casa Branca o emprego de ‘primeira-filha’

Filha predileta de Trump será assessora do presidente e terá gabinete na Ala Oeste, mas sem remuneração

Jan Martínez Ahrens

A meritocracia de que tanto se vangloriam os Estados Unidos brilha por sua ausência em torno de Donald Trump. Ivanka Trump, a filha mais velha e favorita do presidente norte-americano, será assessora de seu pai na Casa Branca. A empresária abandona, com isso, a promessa inicial de ficar de fora do jogo do poder e se consolida, ao lado do marido, Jared Kushner, como uma das facções mais influentes da corte imperial. "Estamos contentes de que Ivanka, em apoio a seu pai, tenha escolhido assumir o papel sem precedentes de primeira filha", disse um porta-voz oficial.

Ivanka Trump, filha do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump
Ivanka Trump, filha do presidente dos Estados Unidos, Donald TrumpEFE
Mais informações
Ivanka e Jared, o casal mais poderoso da nova Washington
Melania e Ivanka Trump, duas ‘primeiras damas’ para a Casa Branca
Genro de Trump é convocado para depor no Senado por escândalo da espionagem russa

Ivanka nunca escondeu sua ambição. Foi a sombra de seu pai durante a campanha eleitoral. Aconselhou, defendeu e, segundo pessoas próximas, moderou. Diferentemente da discrição da madrasta, Melania, a filha não deixou de aparecer ao lado do pai em atos políticos de alto nível. Esteve presente na reunião com o líder japonês Shinzo Abe, posou na mesa presidencial com o mandatário canadense, Justin Trudeau, e se sentou ao lado da chanceler alemã, Angela Merkel, em sua visita oficial.

Suas constantes aparições, sua influência sobre o presidente e sua vontade de intervir a levaram, nos últimos dois meses, a deixar de lado o plano inicial de viver afastada do núcleo do Executivo. Pelo contrário, fez de tudo para achar um lugar junto a Trump onde poderá exercer sua liderança.

Ivanka Trump entre seu pai, Donald Trump, e Justin Trudeau, no despacho Oval.
Ivanka Trump entre seu pai, Donald Trump, e Justin Trudeau, no despacho Oval.INSTAGRAM

A primeira tentativa de abrir espaço para Ivanka veio a público há uma semana quando se anunciou que ela teria um gabinete na Ala Oeste. A ideia era que a primeira filha tivesse um gabinete, mas não emprego. Muitos criticaram a proximidade aos segredos de Estado de alguém que não função alguma na Casa Branca. Para contornar esse obstáculo, Trump traçou um novo plano: transformá-la em funcionária federal não remunerada. “Ouvi as preocupações que alguns expressaram quanto a minha assessoria ao presidente e o cumprimento de todas as normas éticas, por isso vou servir como funcionária não remunerada na Casa Branca, sujeita às mesmas regras que qualquer outro funcionário federal”, afirmou Ivanka em nota.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_