_
_
_
_
_

Milhares de pessoas se manifestam em Barcelona contra a independência

Os participantes da marcha pediram para “parar o golpe” do Governo catalão

Jesús García Bueno
Linha de frente da manifestação.
Linha de frente da manifestação.SCC
Mais informações
Independentistas da Catalunha sacrificam Artur Mas em prol da causa
Tribunal Constitucional suspende resolução separatista da Catalunha
Declaração de independência da Catalunha é aprovada pelo Parlamento

Milhares de pessoas percorreram por volta de meio-dia deste domingo as ruas do centro de Barcelona para protestar contra o plano independentista do Governo regional da Catalunha. Convocados pela entidade Sociedade Civil Catalana (SCC), sob o lema Aturem el cop separatista (Paremos o golpe separatista), os participantes – 6.500 conforme a Prefeitura e 15.000 de acordo com a organização – manifestaram sua rejeição à lei que o Governo de Carles Puigdemont está elaborando para amparar o referendo sobre a independência previsto para setembro. A marcha aconteceu numa atmosfera festiva e sem incidentes, terminando na Praça de Sant Jaume, sede do Executivo catalão, com a leitura de um manifesto.

A marcha teve a presença de dirigentes políticos do Partido Popular (PP), do Cidadãos e do Partido Socialista da Catalunha (PSC), entre outros, que se reuniram na Praça Urquinaona pouco antes do meio-dia. “Àqueles que querem nos separar, dizemos que acreditamos na unidade de todos”, disse Carlos Carrizosa, porta-voz do Cidadãos no Parlamento catalão. Carrizosa pediu a Puigdemont que “dissolva a câmara e convoque eleições” porque “se meteu num labirinto do qual não sabe sair”. O líder do PP em Barcelona, Alberto Fernández Díaz, destacou neste domingo “sai às ruas a Catalunha silenciada pelo independentismo”. Na linha de frente da manifestação também havia dirigentes socialistas como Joan Ferran e o deputado David Pérez, assíduo frequentador desse tipo de concentração.

Muitos manifestantes compareceram com bandeiras espanholas, agitando-as ou levando-as amarradas nas costas, como uma capa. “Golpe separatista, não”, diziam os cartazes; alguns com fotografias do ex-senador da ERC (Esquerda Republicana da Catalunha), Santi Vidal, investigado por ter afirmado que o Governo catalão dispõe dos dados fiscais dos cidadãos de forma ilegal. Na primeira linha de autoridades, também falou José Domingo, vice-presidente da SCC. “É imprescindível que as instituições catalãs abandonem a ideia do referendo, a única coisa que vão conseguir é fragmentar a sociedade catalã”. Domingo acredita numa Espanha “constitucional e integrada como a maneira mais sensata de convivência”.

A marcha percorreu a Via Laietana em meio a gritos de “não nos enganam, Catalunha é Espanha” e “eu sou espanhol”. O protesto acontece num momento-chave do processo independentista. Há apenas duas semanas, Junts pel Sí (Juntos pelo Sim, coalizão de partidos favoráveis à independência) ativou o mecanismo para que a chamada lei de transitoriedade jurídica – o marco legal para consumar uma hipotética secessão – possa ser aprovado pelo Parlamento catalão quase sem debate. Junts pel Sim têm maioria no Parlamento catalão.

A SCC e os manifestantes acreditam que essa lei e as outras medidas que estão sendo tomadas pelo Executivo de Puigdemont “prejudicam seriamente a convivência, a democracia e os nossos interesses”. O comunicado que prepararam para a manifestação de domingo acusa “os independentistas” de querer transformar as instituições em “instrumentos de seus propósitos ilegais e ilegítimos” e de “desobedecer aos juízes”, referindo-se à condenação do ex-presidente da Catalunha Artur Mas por desobediência. “É preciso recuperar o Estado de direito para a Catalunha”, enfatiza o texto, que convida os que se opõem à independência a ir “para a rua” e “aos tribunais se for preciso”.

Mais de 200 pessoas aderiram ao manifesto. A maioria era de políticos ou pessoas ligadas à política, embora também havia profissionais como professores universitários, advogados, empresários, jornalistas e escritores. O jornalista Albert Castillón participou da marcha com Dolores Agenjo, que ficou conhecida porque foi a única diretora que se recusou a ceder sua escola, em L’Hospitalet de Llobregat, para ser usada como centro de votação para a consulta independentista realizada em 9 de novembro de 2014. Agenjo prestou depoimento como testemunha no processo contra Mas, Joana Ortega e Irene Rigau que resultou em penas de inabilitação para exercer cargos públicos por motivo de desobediência.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_