_
_
_
_
_

WhatsApp inicia os primeiros testes para incluir anúncios

Facebook tenta rentabilizar seu popular serviço de mensagens

José Mendiola Zuriarrain
O Facebook comprou o Whatsapp por 19 bilhões de dólares.
O Facebook comprou o Whatsapp por 19 bilhões de dólares.Patrick Sison (AP)
Mais informações
Alternativas para quem não quer continuar no WhatsApp
Facebook terá acesso ao número de telefone dos usuários do WhatsApp
Não me ligue, mande mensagem
Como evitar que o Facebook tenha acesso ao número de telefone usado no WhatsApp

O Whatsapp quer rentabilizar sua milionária base de usuários, uma mina de ouro da qual ainda ninguém — sequer seus criadores — conseguiu descobrir como extrair dinheiro. O primeiro passo aconteceu há alguns meses, quando a companhia de propriedade do Facebook anunciou uma mudança nas condições de uso que abria as portas para a utilização comercial dos dados de seus usuários. Os que não abriram mão do consentimento expresso nos 30 dias seguintes à mudança de condições serão os que primeiro comprovarão a exploração comercial do serviço.

A Reuters teve acesso a um documento interno que explica os testes que a empresa está realizando já para rentabilizar o uso do aplicativo. Segundo a agência de notícias, a empresa focaria na monetização do Whatsapp proporcionando às empresas o acesso às contas de seus usuários. Ou seja, um anunciante poderia, em tese, enviar sua publicidade diretamente aos celulares de determinados usuários, muito segmentados por perfis, algo que o Facebook sabe fazer bem. No entanto, não parece que deparemos com o cenário de ver nossas contas bombardeadas de anúncios: o Whatsapp estuda um tipo de publicidade que evite o spam em massa com o consequente risco da fuga de clientes para plataformas de rivais mensagens.

A empresa está estudando anúncios ‘dirigidos’ para evitar a fuga de usuários

Segundo a fonte consultada, uma das possibilidades que o Whatsapp está considerando é oferecer serviços de valor agregado para o usuário cobrando da empresa que o patrocina. Por exemplo, a empresa Cowlar Inc., que desenvolve colares conectados para o gado, estaria testando um sistema que enviaria alertas aos proprietários pelo WhatsApp se um comportamento estranho no movimento das reses que pudesse afetar a produção de leite fosse detectado. Neste caso, seriam bots para o serviço do usuário, mas não publicidade aberta.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_