_
_
_
_
_

Donald Trump acusa Obama de grampear suas ligações antes das eleições

Presidente dos Estados Unidos acha que o Governo anterior interceptou as chamadas de seus escritórios em Nova York. Obama rebate com veemência as acusações

Jan Martínez Ahrens
Donald Trump, neste 3 de março, em Orlando.
Donald Trump, neste 3 de março, em Orlando.Joe Burbank (AP)
Mais informações
Genro de Trump também se reuniu com embaixador russo antes da posse
EUA enfrentam onda de antissemitismo, com ameaças de bomba em escolas e ataques a cemitérios
Assim é a vida do presidente Trump: vive sozinho, é viciado em televisão e não lê livros

Sem provas, sem dados, mas cheio de rancor. O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, dirigiu sua artilharia tuiteira contra seu antecessor, Barack Obama, e o acusou, numa série de disparos incendiários, de ter interceptado sua comunicação durante a campanha. Em cinco mensagens o presidente dos EUA afirmou que "acabara de descobrir" que haviam sido gravadas conversas em seus escritórios em Nova York "logo antes da vitória". "Que baixo desceu o presidente Obama para grampear meus telefones durante o sagrado processo eleitoral. Isso é Nixon/Watergate", vociferou no Twitter.

Obama, evitando o embate pessoal, negou com veemências as acusações. "Nem o presidente Obama, nem qualquer funcionário da Casa Branca ordenou qualquer vigilância a nenhum cidadão dos EUA. Qualquer acusação contrária a isso é completamente falsa”, afirmou um porta-voz do ex-presidente.

O ataque, sem precedentes, acontece em meio ao escândalo de espionagem da Rússia que cerca a Casa Branca. As investigações revelaram as numerosas reuniões que membros da equipe do atual presidente fizeram com representantes do Kremlin enquanto o Partido Democrata era alvo de uma campanha de ciberataques orquestrados de Moscou e destinados, segundo os serviços de inteligência, a favorecer Trump e desacreditar sua rival, Hillary Clinton. O personagem principal dessa trama foi o embaixador russo, Sergei Kislyak. Os contatos com o representante de Vladimir Putin e sua ocultação custaram o posto do conselheiro de Segurança Nacional, Michael Flynn, e esta semana levaram o procurador-geral, Jeff Sessions, a se afastar de todas as investigações abertas sobre a campanha e a conexão russa.

Embora não tenha sido demonstrada participação da equipe de Trump nos ciberataques, as investigações abertas pelo FBI, pelos serviços de inteligência, pelo Senado e pela Câmara se tornaram a mais séria ameaça ao presidente. Encurralado, o bilionário não apenas viu sua reputação ser corroída como também a ressuscitação do escândalo pela oposição democrata e o surgimento de dúvidas em seu próprio lado.

A resposta de Trump foi, como tudo nele, inesperada e brutal. Primeiro atacou os líderes do Partido Democrata e da Câmara, Chuck Schumer e Nancy Pelosi, por suas reuniões com o presidente Vladimir Putin. Em sua conta no Twitter, divulgou nesta sexta-feira uma imagem do senador Schumer com o dirigente russo e exigiu que fossem esclarecidas as ligações. Na manhã deste sábado, quando os Estados Unidos despertavam, voltou a se manifestar.

Numa tentativa desesperada de criar uma reviravolta no escândalo, Trump afirmou que o embaixador Kislyak visitou 22 vezes a Casa Branca durante a Administração Obama. "E no ano passado estiveram sozinhos quatro vezes." Depois passou à acusação mais grave lançada desde que chegou ao poder: Obama grampeou seus telefones em outubro, durante o "sagrado processo eleitoral".

A acusação representa um salto qualitativo em sua costumeira verborragia. Atribui sem provas ao presidente anterior um crime e até o compara ao Watergate, que levou à saída de Richard Nixon. Com um só gesto esmaga o pretendido trânsito para águas mais tranquilas que havia começado depois do discurso de terça-feira no Congresso e volta ao ponto de partida. O de um político acostumado ao assédio verbal e ao descomedimento para atacar seus rivais.

Desta vez talvez tenha ido longe demais. Obama ainda tem apoio de amplos setores da sociedade norte-americana, e se Trump não apresentar provas de suas acusações o tiro poderá sair pela culatra.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_