_
_
_
_
_

Tom Hanks dá cafeteira de presente aos jornalistas da Casa Branca

“Continuem lutando pela verdade, pela justiça e pelo estilo de vida norte-americano”, disse

O ator Tom Hanks.
O ator Tom Hanks.Cordon Press
Mais informações
Trump ao repórter da CNN: “Não respondo sua pergunta. Sua organização é terrível”
Casa Branca veta cinco grandes meios de comunicação
Trump diz que a imprensa é desonesta e está “fora de controle”
Casa Branca defende que há “fatos alternativos” para falsear a realidade

Já se tornou uma tradição Tom Hanks presentear os jornalistas da Casa Branca com uma máquina de café expresso. A primeira vez que o fez foi em 2004, durante a Administração de George W. Bush, e mais tarde repetiu o gesto durante o mandato de Barack Obama. Nesse ano o vencedor de dois Oscar o fez novamente, mas dessa vez enviou um bilhete aos jornalistas junto com a cafeteira. “Aos correspondentes da Casa Branca: continuem lutando o bom combate pela verdade, justiça e pelo estilo de vida norte-americano. Especialmente pela verdade”.

A carta tem uma gravura realizada pelo ganhador do prêmio Pulitzer Bill Mauldin em que se vê soldados desalinhados e feridos nas ruas de uma cidade com a frase: “As tropas norte-americanas frescas, enérgicas e vitoriosas, estão levando milhares de prisioneiros famintos, maltrapilhos e cansados da batalha”.

O presente do ator ocorre dentro de um contexto de tensão entre a imprensa e Donald Trump, que critica os veículos de comunicação por “publicarem notícias falsas” e serem o inimigo número um da população. A prenda também lembrava aos jornalistas que deveriam cuidar da cafeteira: “Vocês sabem que devem limpá-la depois de usar”.

As grosserias do presidente Trump à imprensa já se tornaram um hábito. No sábado o político republicano anunciou que não compareceria ao jantar de correspondentes da Casa Branca, um dos eventos sociais mais esperados do ano em Washington e que é realizado desde o começo do século XX. Sua decisão foi conhecida um dia depois de sua equipe provocar enérgicos protestos dos mesmos jornalistas por negar o acesso a um encontro de imprensa a vários veículos nacionais e internacionais.

“Não participarei do jantar na Associação de Correspondentes da Casa Branca neste ano”. Por favor, mandem meus cumprimentos a todos e tenham uma ótima noite”, tuitou o magnata.

O repúdio do ator, de 60 anos, ao mandato de Trump não é novo. Durante a eleição apoiou publicamente a democrata Hilary Clinton. Após a vitória do empresário, Hanks tuitou: “Vamos ficar bem porque constantemente dizemos ao mundo quem somos, temos o maior país do mundo, porque sempre avançamos rumo a uma união mais perfeita”.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_