_
_
_
_
_

(Quase) todos no barco de Alexandre de Moraes

Indicado por Temer para STF será sabatinado nesta terça no Senado e deve ser aprovado

Renan Calheiros e o indicado Alexandre de Moraes.
Renan Calheiros e o indicado Alexandre de Moraes.Debora Brito/ABr

O advogado Alexandre de Moraes tem cumprido à risca sua lição de casa – seja ela política ou técnica. Nas duas últimas semanas, o ministro da Justiça licenciado, indicado pelo presidente Michel Temer para uma vaga no Supremo Tribunal Federal, levou a cabo um intenso beija-mão na visita a gabinetes de influentes senadores, estudou as sabatinas dos últimos nomeados no cargo e até se aproveitou do fato de ainda ser um servidor público do alto escalão para ter a estrutura de comunicação de um ministério à disposição da campanha que deve referendá-lo na mais alta corte brasileira nos próximos 26 anos. Na manhã desta terça-feira ele será interrogado pelos parlamentares na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), um colegiado formado por 54 senadores (metade deles suplentes), 18 deles citados na Operação Lava Jato e, dentre esses últimos, dez com investigações abertas no Supremo.

Mais informações
Imóveis milionários, Cunha, PCC: as polêmicas de Alexandre de Moraes
Temer indica tucano Alexandre de Moraes para vaga de Teori no STF
Sobram polêmicas e apoio político para Alexandre de Moraes

A escolha do ministro do STF pelo Senado talvez seja a única ocasião no Brasil em que eventuais réus podem definir quem será um de seus julgadores potenciais _por causa do foro privilegiado, os parlamentares e ocupantes de alto escalão só podem ser julgados pelo Supremo. “Não há na comissão nenhum membro que tenha sido condenado. A condenação causa problemas, a fase de investigação não quer dizer muita coisa”, afirmou o presidente da CCJ, Edison Lobão (PMDB-MA), um dos investigados na Lava Jato.

Com a oposição à gestão Temer reduzida a menos de um terço dos senadores, a chance de rejeição ao nome de Moraes é próxima a zero. Membros do Governo Temer que acompanham de perto a articulação política no Senado relataram que ao menos 45 senadores já se comprometeram a votar a favor da indicação do presidente. É um número superior aos 41 necessários para se tornar ministro. O tempo de duração da sabatina ainda é uma incógnita. A maioria diz que não chegará às 11 horas do último interrogatório, o de 2015 quando da nomeação de Edson Fachin. A expectativa da presidência do Senado é que ainda nesta terça-feira a votação possa ser levada para o plenário.

Durante a sessão da CCJ qualquer senador que desejar perguntar terá até 10 minutos para fazer sua indagação. O sabatinado terá o mesmo período para responder. As réplicas e tréplicas ocorrerão no prazo de cinco minutos cada um. Ninguém espera, no entanto, que o questionário traga reviravoltas, apesar das contundentes declarações de grupos da sociedade contra Moraes _entre elas, um abaixo assinado com quase 300.000 assinaturas pedindo a rejeição do nome do ministro licenciado, um manifesto assinado por membros do Coletivo por um Ministério Público Transformador ou a revelação de que o ministro teria plagiado um autor espanhol em um de seus livros serão capazes de impedir a nomeação dele. Os elogios, todos parte do relatório do senador Eduardo Braga (PMDB-AM), favorável à indicação, foram feitos pela Associação dos Juízes Federais, Associação dos Magistrados Brasileiros, Associação Nacional dos Procuradores da República, Associação Nacional dos Membros do Ministério Público e Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais. Os órgãos destacaram que o ministro, autor de diversas obras principalmente na área de direito constitucional, tem extrema capacidade técnica.

Apenas cinco rejeitados em mais de um século

Desde a criação do STF, há 127 anos, apenas cinco indicados foram rejeitados, todos eles em 1894, quando o presidente era o marechal Floriano Peixoto. Naquela época, os interrogatórios eram sigilosos e os motivos das negativas não eram tão claros, conforme relatado no jornal do Senado.

O ministro licenciado da Justiça chegará à sabatina também animado pela confiança de quem participou de uma romaria em busca de apoio. Esteve em reuniões oficiais com as bancadas de dois de seus ex-partidos, o PSDB e o PMDB, assim como visitas oficiais a gabinetes de senadores-chave no processo, como Aécio Neves (PSDB-MG) e os peemedebistas Renan Calheiros (AL) e Edison Lobão (MA). Se o ritual é comum na rota rumo ao Supremo, no caso de Moraes o beija-mão contou até com um encontro com parlamentares em uma chalana ancorada no Lago Paranoá, em área nobre de Brasília, segundo publicou o site Poder360. O barco em questão pertence ao senador Wilder Morais (PP-GO) e é apelidado entre os políticos de Love Boat (o barco do amor). Além do dono da embarcação, outros sete senadores participaram da reunião informal que contou com um singelo pedido: que Moraes não feche a porta de seu gabinete aos senadores, caso seja aprovado. Se já não bastasse o foro privilegiado, os senadores querem ter livre acesso a quem eles ajudaram a chegar no topo da carreira jurídica.

Segundo a Agência Senado, mais de 500 perguntas foram encaminhadas para Moraes. Além da Lava Jato, os cidadãos querem saber a opinião do indicado sobre temas que dividem a sociedade, como o aborto e a descriminalização das drogas, pendentes de julgamento no Supremo.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_