_
_
_
_
_

Trump volta ao comício-show para seus fiéis em plena crise interna

Presidente mobiliza seguidores depois de semana crítica e com sombra da conexão russa

Trump durante comício como presidente
Trump durante comício como presidenteAFP

Com múltiplas frentes de batalha abertas, a principal sendo a sombra da conexão de sua administração com o Kremlin, Donald Trump voltou neste sábado à trincheira em que se sente mais confortável, o comício-show. Milhares de seguidores o aguardavam num hangar do aeroporto de Melbourne-Orlando (Flórida), e o Comandante-Chefe, também performer-chefe, surgiu numa cena milimetricamente executada. O nariz do Air Force One veio pela frente do hangar: lento, majestoso, com música épica a todo volume.

Mais informações
Pelo menos 65 restaurantes fecham em Washington no Dia Sem Imigrantes
O grampo telefônico que acuou Donald Trump
Protecionismo de Trump ameaça vendas latino-americanas para os EUA
Trump diz que a imprensa é desonesta e está “fora de controle”

Parou, a porta do avião se abriu, houve suspense por alguns minutos, e finalmente Trump saiu, acompanhado por sua esposa, Melania, aclamado por seus fiéis, para descer a escada de desembarque diretamente para o palco e fazer um discurso de 45 minutos em que desfiou os conhecidos tópicos de seu nacional-populismo –“Fazer a América grande outra vez”, “defender nossa fronteira”, “dar trabalho de novo a nossos mineiros”, “dar segurança a nossas vizinhanças”, “proteger nossos maravilhosos cidadãos”, “expulsar os terroristas”– e insistiu nos ataques ao que definiu na sexta-feira como “o principal inimigo do povo norte-americano”, os meios de comunicação. “Têm sua própria agenda, e a agenda deles não é a de vocês”, disse ao devotado público que compareceu ao hangar, um local, nas palavras do presidente, “cheio de patriotas trabalhadores”.

De terno e sem gravata, enérgico, estrondoso, o presidente voltou ao papel de candidato em campanha para eletrizar suas massas e lhes repetir que devem fazer ouvidos moucos aos “meios desonestos”. “São parte importante dos problemas deste sistema corrupto”. Afirmou que informam “sem fontes” e que “em muitos casos inventam” as notícias, apesar dele mesmo ter admitido em sua tempestuosa entrevista coletiva quinta-feira, uma hora de embate direto com os repórteres, que as revelações publicadas pelos meios saem de gargantas profundas do próprio sistema que lidera.

Em seu terceiro fim de semana seguido na Flórida, onde fica em sua mansão-clube de elite Mar-a-Lago, suntuoso casarão de estilo mourisco espanhol que sua equipe chama de “Casa Branca de Inverno” (embora Trump tenha criado na manhã de sábado num tuíte um estranho novo apelido, “A Casa Branca Sulista”), o presidente tentou se reconectar a seus partidários, a sua onda política, “um movimento”, disse, “nunca visto neste país e quiçá em nenhum outro lugar”. Suas bases o ovacionavam. A lua de mel de Trump com sua América, uma América real e grande, majoritariamente branca e de classe média, continua. “Apesar de todas suas mentiras, não conseguiram nos vencer”, “e prosseguiremos ganhando e ganhando”.

Assim como muitas pessoas da costa Leste descem à Flórida para desfrutar do Sol, o presidente Trump baixou neste fim de semana para injetar trumpismo no cenário do poder. Longe por um par de dias de Washington, essa fria capital tão pouco ao seu gosto, que desde o início de sua campanha comparou a “um pântano” que se encarregaria de “drenar”, Trump deixou que seus ouvidos fossem acariciados ouvindo seu povo gritar, outra vez: “Drene o pântano! Drene o pântano!”.

Precisava ouvir isso. Sua semana tinha sido um martírio. Na segunda-feira seu conselheiro de Segurança Nacional, o general Michael Flynn, demitiu-se, por ocultar do Governo informações sobre suas conversas com o embaixador russo. Na terça-feira o jornal The New York Times abriu mais essa ferida, publicando que vários membros da campanha do presidente tinham tido contato com altos funcionários da espionagem de Moscou. Na quarta-feira seu indicado para secretário do Trabalho, Andrew Pudzer, um Midas do fast food, demasiadamente exposto por um velho escândalo matrimonial e por ter empregado em sua casa uma imigrante sem documentos, jogou a toalha e renunciou a tentar ser confirmado pelo Senado.

Trump e a primeira-dama
Trump e a primeira-damaAP

Na mesma quarta-feira levou mais uma bofetada, cortesia do The Wall Street Journal, que revelou que os serviços de inteligência estão ocultando segredos porque temem que o presidente os filtre. Na quinta-feira, o homem que ele queria como substituto de Flynn, o vice-almirante da reserva Robert Haward, disse-lhe que não. Foi o dia em que aconteceu a entrevista coletiva de 77 minutos em que desancou os meios de comunicação, que acusou do mesmo que os meios e boa parte da opinião pública, não só democrata como também republicana, o acusam: de estar “fora de controle”. Na sexta-feira respirou um pouco ao ver confirmado seu nomeado para a Agência de Proteção Ambiental e ficou ainda mais satisfeito ao cunhar seu novo insulto aos meios de comunicação: “O inimigo do povo”.

Era essa a carga do Donald Trump que neste sábado fez na Flórida seu primeiro comício como presidente dos Estados Unidos, o primeiro episódio do que promete ser uma campanha permanente, uma presidência inteira subindo no ringue. Diante de seu público tomou ar e voltou ponto a ponto às ideias que ganharam sua confiança e sua ilusão. Protecionismo econômico – “compre norte-americano, contrate norte-americano” –, criação de empregos “como vocês nunca viram”, aumento do gasto militar, menos impostos e regulamentações empresariais, braço firme da polícia, medidas severas contra a imigração ilegal – com “um maravilhoso muro”– e a promessa de uma América “grande” e “segura” frente às ameaças que a cercam. Os “cartéis transnacionais” que trazem a droga “que envenena nossa juventude”, os terroristas que querem se infiltrar pelas fronteiras para cometer atentados. “Queremos gente que possa compartilhar as tradições de nosso país”, afirmou, “não gente que traga ideias muito ruins.”

Esta semana se espera que o presidente torne a apresentar, algo suavizada após ter sido congelada pelo sistema judicial, sua agressiva ordem executiva para a paralisação preventiva da entrada de refugiados e de imigrantes de sete países de maioria muçulmana. Neste sábado na Flórida adiantou que analisa a ideia de criar áreas seguras na Síria para que os sírios que sofrem com a guerra possam se abrigar sem que os Estados Unidos tenham que acolhê-los. Acrescentou que a conta ficará a cargo dos opulentos países petrolíferos do Golfo Pérsico. Detalhe muito alinhado com suas críticas às nações da Otan por – em sua opinião – não aportarem dinheiro suficiente à coalizão militar.

Depois de se remuniciar entre os seus, voltou a seu paraíso de Mar-a-Lago. Na segunda-feira regressará a Washington, onde há vazamentos aos borbotões. Trump terá que pôr a gravata e calçar as botas de borracha. O pântano o espera.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_