_
_
_
_
_
Oscar 2017
Análise
Exposição educativa de ideias, suposições ou hipóteses, baseada em fatos comprovados (que não precisam ser estritamente atualidades) referidos no texto. Se excluem os juízos de valor e o texto se aproxima a um artigo de opinião, sem julgar ou fazer previsões, simplesmente formulando hipóteses, dando explicações justificadas e reunindo vários dados

Documentário sobre O. J. Simpson é o favorito para ganhar um Oscar

Auge de documentários diluem a divisão entre cinema e televisão

Eneko Ruiz Jiménez

Neste ano, as indicações ao Oscar apresentam um fato inédito. Uma série de quase oito horas sobre o crime de O.J. Simpson é a favorita na categoria Melhor Documentário. Além disso, neste domingo enfrentará um filme que estreou exclusivamente na Netflix. Sim, a televisão chega ao Oscar. Depois de passar por festivais e se tornar a casa de respeitados roteiristas, era uma questão de tempo.

E não é para menos. O.J:. Made in America (O.J.: Feito na América) é um dos grandes produtos culturais do ano. Uma reportagem cadenciada que usa o julgamento público do jogador de futebol americano para estudar a história da luta racial nos EUA, enquanto mergulha em assuntos que 20 anos depois continuam candentes: o universo das celebridades, a violência, as lacunas do sistema judiciário...

Mais informações
Oscar 2017: Da profundidade de ‘A Malvada’ à ligeireza de ‘La La Land’
Oscar se prepara para sua cerimônia mais inclusiva (com nuances)
20 filmes que vale a pena assistir (apesar de ignorados pelos Oscar 2017)
‘Moonlight’, o filme que pode evitar que ‘La La Land’ leve tudo no Oscar 2017

O fato de ter sido escolhida –mediante a estratégia de estrear num punhado de salas– não só dilui a divisão entre cinema e televisão como também denota o auge vivido pelo gênero documentário graças às novas plataformas.

Graças a essa enxurrada de plataformas e possibilidades, hoje chegam à Espanha documentários que antes eram impossíveis de assistir. Muito além dos animaizinhos amáveis e selvagens. É o caso da outra grande candidata à estatueta: A 13ª Emenda, dirigida por Ava Duvernay (Selma), que equipara o sistema prisional à escravidão e à desigualdade racial. Sob o guarda-chuva da Netflix, a diretora pôde rodar uma reportagem jornalística com tempo e recursos. Um documentário com uma mensagem inovadora que questiona as bondades da mensagem política de endurecer a lei e a ordem. Em meio aos excessos de Trump, levanta discussões sem resposta simples que os programas informativos não tratam.

A televisão apresenta uma vitrine que mostra o documentário com uma saúde louvável. As possibilidades são infinitas: você pode revisitar a tragédia de uma diva (What Happened, Miss Simone – O Que Aconteceu, Senhorita Simone), analisar crimes misteriosos (Muerte en LeónMorte em Léon ou Making a MurdererFazendo um Assassino) ou investigar como as cócegas se relacionam com uma rede de exploração. E tudo por um preço módico.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_