_
_
_
_
_

Verificação em dois passos chega ao WhatsApp – e você deveria ativá-la já

Aplicativo de mensagens incorpora a nova medida para melhorar a segurança das contas

José Mendiola Zuriarrain

Os especialistas confirmam: a verificação em dois passos é a medida que mais segurança proporciona às nossas contas da Internet e nos diferentes serviços associados. O WhatsApp demorou a incorporá-la de forma maciça, mas finalmente acaba de anunciar sua disponibilidade no Android, iPhone e Windows Phone – convém recordar que o serviço começou em novembro a testar essa camada de segurança em modo beta. A incorporação da verificação em dois passos se soma à criptografia de ponta a ponta que foi adotada no ano passado pelo serviço, pertencente ao Facebook.

Mais informações
Como criar uma senha segura
Senha mais usada no mundo continua sendo ‘123456’
Uma rede criminosa russa rouba mais 1,2 bilhão de senhas
Cinco milhões de senhas do Gmail são divulgadas em um site russo

Em que consiste a verificação em dois passos? Trata-se de uma medida de segurança que o WhatsApp oferece de forma opcional, pela qual, quando o usuário quiser ativar o aplicativo em um novo celular – mesmo que com o mesmo número –, precisa digitar uma senha que confirme a titularidade da conta. Ou seja, na eventualidade de o nosso número de smartphone ser atribuído a um novo usuário, este não poderia acessar nosso WhatsApps, por não ter a senha necessária.

Para ativar essa camada adicional de segurança, o usuário precisa acessar: Ajustes > Conta > Verificação em Duas Etapas, e então clicar em Ativar. O sistema recomendará acrescentar um endereço de email, e é importante indicá-lo, porque nos servirá para recordar a senha em caso de esquecimento. Esse email deve ser sempre acessível pelo usuário (não se recomenda, por exemplo, usar o do trabalho), já que qualquer um que tiver acesso a esse endereço pode conhecer a nossa senha.

A nova medida de segurança do WhatsApp deverá tranquilizar os mais preocupados com a privacidade, mas é preciso levar em conta que pode ser um pouco incômoda, pois o sistema nos obrigará a reintroduzir a senha periodicamente. Em todo caso, é absolutamente recomendável ativar essa função, que irá sendo disponibilizada ao longo desta sexta-feira nos celulares que tiverem instalada a versão mais atualizada do WhatsApp.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_