_
_
_
_
_
Análise
Exposição educativa de ideias, suposições ou hipóteses, baseada em fatos comprovados (que não precisam ser estritamente atualidades) referidos no texto. Se excluem os juízos de valor e o texto se aproxima a um artigo de opinião, sem julgar ou fazer previsões, simplesmente formulando hipóteses, dando explicações justificadas e reunindo vários dados

Será o Canadá o inesperado defensor da ordem liberal?

A poltrona do mundo livre, expressão que servia para designar o presidente norte-americano, está vazia

Marc Bassets

Com os Estados Unidos em retirada e a Europa desconcertada ante a nova relação entre Washington e Moscou, o que durante a Guerra Fria foi chamado de “mundo livre” hoje vive momentos complicados. A poltrona do mundo livre, expressão que servia para designar o presidente norte-americano, está vazia.

O primeiro-ministro Justin Trudeau no Parlamento do Canadá
O primeiro-ministro Justin Trudeau no Parlamento do CanadáAdrian Wyld (AP)

Na Casa Branca dorme um homem que venceu as eleições agitando a xenofobia, cortejando regimes autoritários e assediando jornalistas. E, durante seus primeiros 10 dias no poder, Donald Trump deixou claro que pretende cumprir suas promessas. Na Europa, o discurso dele ganha adeptos: o trumpismo não é um fenômeno unicamente norte-americano.

Mais informações
Líderes mundiais criticam o veto de Trump à entrada de refugiados nos EUA
Boxeador, 'stripper', ator... e novo primeiro-ministro do Canadá
Governo do Canadá propõe legalizar o suicídio assistido
Obama redesenha o mapa da América com uma política não intervencionista

Resta então o Canadá, transformado num oásis de tranquilidade entre a deriva dos EUA e a confusão europeia. Seu primeiro-ministro, Justin Trudeau, foi um dos primeiros a reagir, e com maior clareza, ao decreto de Trump para frear a entrada nos EUA de refugiados e imigrantes procedentes de países de maioria muçulmana.

“Aos que fogem das perseguições, do terror e da guerra, os canadenses lhes darão as boas-vindas, sem importar a fé que tenham. A diversidade é nossa força. Bem-vindos ao Canadá”, escreveu.

Horas depois, um homem atentava contra uma mesquita em Quebec, a capital da província francófona de mesmo nome. A reação de Trudeau e dos canadenses em geral (calma, racional) contrasta com o impulso visceral que envenena o debate público no vizinho do sul.

Há alguns anos, era usada em âmbitos conservadores a expressão “clareza moral”. Significava uma rejeição ao relativismo, à suposta tendência dos progressistas de entender sempre as razões do outro, e uma exortação a diferenciar sem medo entre o bem e o mal, a verdade e a mentira.

A bandeira da clareza moral seria içada agora pelo liberal Trudeau. Este jovem político – do qual se dizia, quando chegou ao poder, que tinha mais imagem que conteúdo e que carecia da autoridade e da profundidade de gigantes como seu pai, Pierre Elliott Trudeau – aparece, juntamente com a chanceler (primeira-ministra) alemã Angela Merkel, como um dos poucos contrapesos mundiais à internacional trumpista.

É a excepcionalidade canadense: a América do Norte sem pena de morte e com saúde universal; o segundo país mais extenso do mundo, mas com menos habitantes que o Estado de São Paulo; um país americano, mas com identidade francesa, britânica e indígena; um modelo multicultural que acolhe pessoas do mundo todo sem obrigá-las a abrir mão da identidade; a Escandinávia norte-americana.

Não é o paraíso. Os canadenses tiveram um antecedente de Trump quando o histriônico homem de negócios Rob Ford chegou à Prefeitura de Toronto com uma mensagem populista e antielitista. E Trudeau cometeu deslizes, como os intensos elogios dedicados a Fidel Castro, amigo familiar, quando este morreu. Nas relações diplomáticas prevalece o interesse nacional mais do que os ideais, e isso também vale para o Canadá, como ficou claro nos primeiros movimentos para renegociar os acordos de livre comércio norte-americanos sem a participação do México.

Nada é tão simples, claro, e no mundo real existem mais sombras que clareza moral. Mas, em tempos de Trump, Putin e Le Pen, Trudeau – e o Canadá – é um dos poucos que defendem hoje a velha e desprestigiada ordem liberal, um inverossímil e improvável ocupante da poltrona de leader of the free world (líder do mundo livre), como se dizia nos tempos da Guerra Fria.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_