_
_
_
_
_

O que é o Ano do Galo de Fogo?

Uma sexta parte da Humanidade celebra a chegada do novo ano lunar

Macarena Vidal Liy
Ensaio para as celebrações do Galo de Fogo em Pequim.
Ensaio para as celebrações do Galo de Fogo em Pequim.HOW HWEE YOUNG (EFE)

O Ano Novo chinês, também conhecido como Festa da Primavera (“chunjie”, em mandarim), é festejado de acordo com o calendário lunar, por isso muda de dia todos os anos. Em 2017 será em 28 de janeiro. As celebrações durarão 15 dias, até 11 de fevereiro, quando este período festivo se encerrará com a Festa dos Faróis.

Mais informações
Como a China evitou a extinção do panda
Achada na China uma estátua de Buda de 600 anos, que estava submersa

Por que este ano é o do Galo?

O horóscopo chinês é formado por ciclos de doze anos. A cada um corresponde um animal. O Galo é o décimo no ciclo, precedido do Macaco. O ano de 2018 será o do Cachorro. Cada ciclo é governado por um entre cinco elementos: o fogo, a terra, o metal, a água e a madeira. Outros anos passados do Galo foram 2005, 1993, 1981, 1969 e 1957.

Como são as pessoas nascidas no ano do Galo?

Os especialistas em “feng shui” chineses afirmam que são gente trabalhadora, embora possam parecer vaidosos em um dado momento. Entre as famílias chinesas o galo é considerado um período menos auspicioso para um bebê que o do dragão ou do porco, mas mais que o do tigre ou da cabra.

Os especialistas alertam, porém, que o ano do animal sob cujo signo se nasce costuma ser uma época de má sorte. Este ano os “galos” serão desafortunados. Uma maneira de evitar isso, segundo o costume, é vestir roupas vermelhas, especialmente as peças íntimas.

Como é festejado na China?

A tradição dita que as famílias se reúnam no lar tradicional e compartilhem um jantar na véspera, para aguardarem juntas a entrada do ano. São comuns os pastéis recheados de carne, preparados em forma de lingotes de prata, ou o peixe servido inteiro. A palavra “peixe” em mandarim (“yu”) tem um som semelhante a outra palavra que designa abundância. Os bolinhos doces de arroz simbolizam a unidade da família.

É também o momento de limpar a casa para receber o novo ano: as portas de entrada das residências são decoradas com inscrições em cor vermelha — que é a da felicidade, na cultura chinesa —, desejando prosperidade e boa sorte.

No dia do Ano Novo as crianças chinesas recebem envelopes vermelhos (“hongbao”) com dinheiro e desejos de boa sorte. A tradição se atualizou e há alguns anos é cada vez mais comum que os envelopezinhos vermelhos sejam enviados eletronicamente.

Em que outros lugares se festeja o Ano Novo lunar?

Aproximadamente um sexto da população mundial o comemora. Na Mongólia é conhecido como Tsagaan Sar; na Coreia, Seollal; Losar no Tibete e Tet no Vietnã.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_