_
_
_
_
_

A modelo mais espetacular da Semana da Moda de Paris tem 85 anos

Carmen Dell’Orefice, uma autêntica lenda da moda que foi capa da 'Vogue' há 70 anos, desfila na capital da França

Carmen Dell’Orefice no desfile de Guo Pei.
Carmen Dell’Orefice no desfile de Guo Pei.Getty
Mais informações
Uma modelo da Victoria’s Secret com estrias: algo está mudando?
Dez lições cruciais de Bill Cunningham, o fotógrafo mais querido da moda
Gisele Bündchen fica nua para a ‘Vogue Brasil’
A lição de Anna Wintour

Comenta-se que Diana Vreeland lhe disse em 1944 que seu pescoço tinha um centímetro e meio a menos do que o ideal. Ela, não se sabe como, o fez crescer. Com Carmen Dell’Orefice não há debate possível. Diva indiscutível da indústria, personifica a elegância, o porte impecável e a beleza de uma corporação de profissionais que a colocou na capa da Vogue há 70 anos, quando mal tinha 15. Sete décadas depois, continua no centro das atenções (e arrancando suspiros de inveja). Na quarta-feira ela voltou a fazê-lo quando apareceu ladeada por dois jovens no desfile da Alta Costura parisiense de Guo Pei.

A estilista chinesa que popularizou (e viralizou) Rihanna com a infinita capa amarela que usou no baile de gala do MET 2015, fez seu desfile na Conciergerie, onde Maria Antonieta ficou presa antes de ir à guilhotina. Lá, entre as modelos que usaram trajes medievais com solenidade eclesiástica, Dell’Orefice fechou o desfile.

Filha de um violinista italiano e uma bailarina húngara, esta nova-iorquina ganhou a vida como pôde nos anos 30, depois que o músico bateu asas e as deixou na mão. Dançarina de balé (quase abandonou a dança aos 12 anos, depois de uma febre reumática), foi descoberta aos 13 por um agente num ônibus no caminho para o trabalho.

Dois anos mais tarde, foi capa da Vogue. Foi fotografada por Avedon, Penn, Horst e todos os grandes. E não parou de trabalhar. Apenas neste inverno protagonizou as campanhas da Sephora, H & M e Philip Plein (e estrelou um editorial para nossa revista) e não parece que vá parar. Longa vida à imperatriz da moda.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_