_
_
_
_
_

Trump ressuscita dois polêmicos oleodutos barrados por Obama

"O ambientalismo está fora de controle", disse o presidente dos Estados Unidos

Amanda Mars
Donald Trump no Salão Oval.
Donald Trump no Salão Oval.JONATHAN ERNST (REUTERS)
Mais informações
Trump ignora clamor dos protestos às portas da Casa Branca
Trump ridiculariza manifestações massivas contra ele e, em seguida, diz respeitá-las

Donald Trump assinou nesta terça-feira duas ordens executivas para ressuscitar dois projetos de construção de dois polêmicos oleodutos — o Keystone XL e o Dakota Access —, que a Administração de Obama freou por considerar que haveria danos ambientais. A medida reflete a guinada que o novo Governo norte-americano dá também neste campo, embora o presidente avise que “renegociará” as condições da obra. Um pouco antes, em uma reunião com executivos do setor automotivo, ele disse que “o ambientalismo está fora de controle”.

O giro protecionista de sua política econômica também impregna o assunto dos oleodutos da discórdia, já que em outro decreto o presidente também propõe que estes novos sistemas de canos devem ser produzido nos Estados Unidos, com material norte-americano. “Compre produtos americano, contrate trabalhadores americanos”, disse em seu discurso inaugural, e nessa mesma linha se expressou nesta terça-feira enquanto assinava os decretos.

“Vamos a renegociar algumas condições”, disse o republicano, “e se gostarem, veremos se podemos construir esse oleoduto, [terá] muitos empregos, 28.000 estupendos empregos de construção”. “Vamos devolver ao trabalho um montão de trabalhadores do aço”. “Vamos construir nossos próprios canos, como nos velhos tempos”, enfatizou o empresário nova-iorquino, que converteu a volta à América em mais um dos eixos de sua política.

O bloqueio do macroprojeto Keystone — uma tubulação que transportaria petróleo do Canadá até o Golfo do México — foi uma vitória do movimento ambientalista depois de anos de batalha contra o projeto, por ele atravessar território protegido. A empresa TransCanada o apresentou em 2008 e foi levado em frente pelo Congresso em 2014, mas Obama acabou vetando-o.

O Dakota Access, que mobilizou a tribo sioux de Dakota do Norte sob o lema #StandingRock, foi interrompido por decisão de Obama em setembro, à espera de ver como o caso avançaria nos tribunais.

Os detratores do Keystone — que implica a ampliação da tubulação em 1.900 quilômetros, até alcançar mais de 2.700 — argumentam que o petróleo que transporta é muito poluente e, além disso, a obra terá de atravessar áreas protegidas e nada faz senão aumentar a dependência das energias fósseis. Seus defensores apontam as dezenas de milhares de empregos que serão criados e o barateamento da energia para as empresas. O trecho paralisado uniria Alberta (Canadá) com Nebraska até ligar com outro trecho já existente que chegaria ao golfo de México e permitiria transportar 830.000 barris diários.

Giro na política ambiental

Trump cumpre assim, nos primeiros dias de sua presidência, outra de suas promessas eleitorais, que era impulsionar este tipo de obra. O republicano se alinha neste caso com a filosofia de seu partido, que era favorável ao oleoduto, embora se afaste ao colocar como condição a produção doméstica do projeto, em linha com esse giro protecionista que rompe o credo conservador e que no dia anterior se fez palpável com a saída do tratado comercial transpacífico (TPP).

Em assuntos ambientais, o novo presidente norte-americano deixou muito claro desde a campanha que ia aplicar uma política muito diferente da de seu predecessor, que em setembro ratificou o acordo de Paris contra a mudança climática. Trump, pelo contrário, não só se comprometeu a dar maiores facilidades à indústria do petróleo e do carvão, como chegou a taxar o aquecimento global de “hoax” fabricado pela China para impor restrições regulatórias à competitividade das empresas americanas, apesar de, depois das eleições, ter aliviado suas palavras. Foi também significativa sua eleição para o posto de diretor da Agência para a Proteção do Meio Ambiente, onde colocou Scott Pruitt, um promotor de Oklahoma (estado baseado em petróleo e carvão) que bloqueou várias regulações de Obama.

Aos executivos de grupos automobilísticos com os que se reuniu pela manhã (General Motors, Ford Motor e Fiat Chrysler), Trump lhes prometeu precisamente incentivos fiscais e uma liquidação da carga regulatória, desde que potenciem a produção nos Estados Unidos, sobretudo, dos veículos destinados a este mercado.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_