_
_
_
_
_

‘Zoolander 2’ e ‘Batman vs Superman’ disputam a honra de ser o pior do cinema deste ano

Os prêmios Framboesa de Ouro 2017 se fixam em Robert De Niro, Ben Affleck, Julia Roberts e Johnny Depp

Ben Affleck, no lançamento de 'Batman v Superman', em março passado em Londres.
Ben Affleck, no lançamento de 'Batman v Superman', em março passado em Londres.JUSTIN TALLIS (AFP)

Os nomes de Robert De Niro, Ben Affleck, Julia Roberts e até o de Johnny Depp evocam trabalhos de Oscar. Não neste ano, segundo os prêmios Golden Raspberry (abreviado para Razzie), ou Framboesa de Ouro, conhecidos por escolher o pior da safra de Hollywood, e que nesta edição se fixaram nesses atores. Um ano tão ruim no cinema que os organizadores ampliaram para seis o número de candidaturas em cada categoria para dar lugar ao pior do pior.

Mais informações
‘Cinquenta Tons de Cinza’, o ganhador do Framboesa de Ouro de pior filme de 2015
Oscar 2017: Musical lidera a lista de indicados com 14 nomeações

À frente estão Batman vs Superman, A Origem da Justiça e Zoolander 2, ambos com oito candidaturas cada um. Entre elas, a de pior filme do ano e pior “prequela”, sequência, remake ou plágio. O filme de Zack Snyder também defende a duvidosa honraria de contar com os piores na disputa de atores principais (Ben Affleck e Henry Cavill) e de coadjuvantes (Jesse Eisenberg), assim como a pior direção e o pior roteiro. Batman vs Superman também teve a honra de ser indicado na categoria de pior dupla do cinema, a formada por Affleck e o “pior mau para o resto da vida”, Cavill.

No caso de Zoolander 2, o filme também aspira ao Framboesa de Ouro na categoria de pior ator e pior diretor, ambos para Ben Stiller, que também concorre ao de pior dupla na tela, com seu “amigo pouco engraçado” Owen Wilson. Este último e Will Ferrer também foram indicados como piores atores coadjuvantes, bem como Kristen Wiig.

Sem nenhum peso na indústria, embora com grande popularidade entre os fãs de cinema, o Framboesa de Ouro se tornou a válvula de escape de uma temporada de premiações em que o setor se leva a sério demais. Daí que tanto o anúncio de suas candidaturas como a cerimônia de entrega (à qual não costumam aparecer nenhum dos indicados) são calculados para acontecer à sombra do Oscar. O anúncio de suas candidaturas chega menos de 24 horas antes que o do Oscar, e o Framboesa divulgará seus ganhadores em 25 de fevereiro. A cerimônia de entrega do Oscar será em 26 de fevereiro, domingo.

Junto com Batman vs Superman, A Origem da Justiça e Zoolander 2 disputam a honra de ser o pior do ano os filmes Tirando o Atraso, Deuses do Egito, Hillary’s America: The Secret History of the Democratic Party e Independence Day: O Ressurgimento. No caso das sequências, “prequelas”, remakes ou plágios, concorrem Alicia Através do Espelho, Cinquenta Tons de Cinza, Independence Day: O Ressurgimento e As Tartarugas Ninja: Fora das Sombras.

Quanto aos piores atores, o Framboesa se concentrou em Affleck, Cavill, Stiller, De Niro (Tirando o Atraso), Gerard Butler (Deuses do Egito e Invasão a Londres) e Dinesh D’Souza (como ele mesmo) em Hillary’s America: The Secret History of the Democratic Party.

Megan Fox (As Tartarugas Ninja: fora das Sombras), Tyler Perry (BOO! A Medea Halloween), Becky Turner (Hillary’s America: The Secret History of the Democratic Party), Naomi Watts (A Série Divergente: Convergente/Refém do Medo) e Shailene Woodley (A Série Divergente; Convergente) competem com Julia Roberts (O Maior Amor do Mundo) pela desonra de ser a pior atriz do ano.

A candidatura do filme Beleza Oculta com todo seu elenco na categoria de pior dupla resume o espírito do Framboesa, uma indicação dedicada “a todo o grupo de atores respeitados em algum momento”.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_