_
_
_
_
_

De Caetano Veloso a Wilco, as ‘playlists’ musicais de Obama

Presidente dos EUA ficou conhecido pelas dicas que deu durante seus dois mandatos

Fernando Navarro
Barack Obama e Bruce Springsteen durante um show do cantor, em 2012.
Barack Obama e Bruce Springsteen durante um show do cantor, em 2012.CORDON PRESS
Mais informações
Barack Obama: Oito anos, oito discursos
E então chegou Trump

Barack Obama está deixando a Casa Branca, mas sempre poderá encontrar um trabalho como DJ. É conhecida a ligação do presidente norte-americano com a música. Durante seus dois mandatos, ele falou longa e constantemente sobre suas predileções em várias publicações especializadas, como as revistas Rolling Stone e Wired. Mas ficou ainda mais conhecido entre os fanáticos por música por causa das indicações que fez pela plataforma de música em streaming Spotify. A tal ponto que Daniel Ek, diretor do Spotify, divulgou um tuíte lhe oferecendo, em tom de brincadeira, uma vaga de “Presidente de playlists”. Os requisitos, publicados em um site da plataforma, são: “ter oito anos de experiência dirigindo uma nação respeitada, saber programar playlists em nível federal, ter boas relações com artistas e músicos consagrados, ser dono de uma atitude amigável e ter um Prêmio Nobel da Paz”.

A bem da verdade, as listas musicais de Obama, que recebeu apoio de grandes músicos durante seu período na Casa Branca, são marcadas por grandes canções do passado e do presente da música norte-americana. Fã assumido de Aretha Franklin, Sam Cooke e Bob Dylan, as recomendações do presidente se baseiam em celebridades do melhor do soul (Stevie Wonder, Al Green, The Isley Brothers...), do jazz (Nina Simone, Cassandra Wilson, Miles Davis, John Coltrane...) e do rock (Bruce Springsteen, The Rolling Stones, The Beach Boys...), mas também em artistas atuais de grande sucesso como Florence and The Machine, Beyoncé e Janet Jackson — Caetano Veloso também está na lista. Têm lugar, também, alguns músicos não muito conhecidos do grande público. É o caso do folk-rock de Noah and The Whale, o revival soul de Leon Bridges e o poderoso rock da australiana Courtney Barnett.

Ouça aqui todos as playlists de Barack Obama. DJ Obama.

Playlist da campanha de reeleição em 2012.

Playlist da cerimônia oficial de posse do segundo mandato.

Playlist feita para a revista Wired. Uma seleção de canções que, segundo suas próprias palavras, o motivavam.

No verão de 2016, o presidente dos EUA fez duas listas musicais. Esta é a primeira: Música de verão para escutar de dia.

Esta é a lista de canções para escutar à noite.

No verão de 2015, ele também tinha divulgado duas listas de canções.

Eis a seleção para a noite.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_