_
_
_
_
_

Além do ‘manequim challenge’: os desafios absurdos de 2016

Desafios abertos, dos quais qualquer pessoa pode participar por meio das redes sociais, se tornam cada vez mais populares

Pablo Cantó

Ano após ano, os diversos challenges, desafios abertos dos quais qualquer pessoa pode participar por meio das redes sociais, se tornam cada vez mais populares. Muitos são apenas um divertimento de youtubers e instagrammers, mas outros conseguem transcender e acabam contando com a participação de músicos, políticos, atores... Se em 2015 os reis foram Charlie Charlie e o preservativo challenge, em 2016 o protagonista indiscutível é omanequim challenge. Tem sido o mais seguido, mas não o único: confira alguns desafios que passaram este ano pelo YouTube, Twitter, Facebook e Instagram.

Nesta quarta-feira, testamos alguns desafios em uma nova edição de Vernícolas, o programa ao vivo de Verne que você pode acompanhar em nossa página no Facebook.

Running Man

Consiste em... dançar de uma forma que se parece um pouco com uma pessoa correndo — embora com as pernas cruzadas — enquanto, ao fundo, toca o clássico do R&B nos anos noventa My Boo, do Ghost Town DJ’s.

Como surgiu: os pioneiros no running man challenge foram Kevin Vicent e Jeremiah Hall, dois jovens de uma escola em Nova Jersey. No entanto, os que popularizaram o desafio foram dois jogadores do time de basquete da Universidade de Maryland, Jared Nickens e Jaylen Brantley (seu running man challenge é o primeiro que aparece na compilação acima). Depois de postar seu desafio hilariante, saindo de uma cesta de toalhas, outros atletas também se animaram, como o time de beisebol Los Angeles Dodgers, além da polícia da Nova Zelândia.

Bottle Flip

Consiste em... lançar uma garrafa de água ao ar e conseguir que caia de pé. Uma vez que o desafio é superado, pode-se tentar algo ainda mais difícil: fazê-lo sobre bolas de futebol, que fique de pé sobre outra garrafa, com cadeiras...

Como surgiu: assim como o running man challenge e o manequim challenge (vamos dar detalhes abaixo), o bottle flip nasceu em uma escola. Mike Senatore, um jovem de Charlotte, na Carolina do Norte, o criou para um concurso de jovens talentos de seu colégio. O vídeo tornou-se popular no Twitter e muitos usuários começaram a imitá-lo nas redes sociais. Aqui contamos mais detalhes sobre sua origem e truques para fazê-lo (em espanhol).

Fight the air

Consiste em.... fingir uma luta difícil contra uma pessoa imaginária ou várias. E nem sempre se ganha.

Como surgiu: tornou-se popular em meados de outubro. Segundo as estatísticas do Google Trends, ferramenta que mede as tendências no Google, as pesquisas em todo o mundo sobre o desafio começaram em 9 de outubro e atingiram seu ápice seu duas semanas depois. A primeira luta que aparece no Twitter é uma compilação do Flipagram da usuária Rellalicious, postada em 6 de outubro.

100 camadas

Consiste em... colocar 100 camadas de qualquer coisa: roupas, maquiagem, fita adesiva, esmalte, batom, meias...

Como surgiu: em 5 de junho, a youtuber SimplyNailogical, que produz vídeos sobre dicas de manicure, gastou cerca de 15 horas de sua vida aplicando mais de 100 camadas de esmalte. Seu vídeo já supera mais de 17,9 milhões de visualizações e, nos meses seguintes, outros usuários se somaram aplicando camadas de qualquer coisa. Alguns dos mais vistos são 100 camadas de base de maquiagem (8,7 milhões de visualizações) ou o multicamadas de Jenna Marbles: 100 camadas de base, autobronzeador e cílios postiços. Como todos os desafios, é preciso cuidado: esta garota acabou tendo muita dificuldade ao tentar tirar suas 100 camadas de roupa.

O que tem em minha boca

Consiste em... colocar algo na boca do participante do desafio. Este tem que adivinhar o que é com os olhos vendados e usando a língua, dentes e paladar. Não precisa ser comestível.

Como surgiu: é um desafio que tem circulado pelo YouTube desde 2014, embora tenha se popularizado apenas em 2016 na Espanha e América Latina. O primeiro vídeo com o desafio no YouTube foi postado em abril de 2014, mas os primeiros realmente populares são os do casal BFvsGF, com oito milhões de visualizações, e o do youtuber W2S, com 14 milhões.

Hat trick

Consiste em... lançar um boné para que fique posicionado na cabeça, seja do próprio lançador ou de outro participante do desafio. Não há nenhuma maneira canônica de fazê-lo: há vídeos lançando muitos bonés para a mesma pessoa, e outros com truques para colocá-los em si mesmo...

Como surgiu: existem vídeos de truques com bonés no YouTube desde 2011, mas este ano o formato mudou completamente. Em julho, o canal On The Tools, de vídeos e piadas do setor de construção, popularizou o hard hat challenge, um desafio que consiste em colocar um capacete de obra da forma mais rebuscada e divertida possível. Durante os últimos meses de 2016, muitos youtubers em todo o mundo se animaram a fazer o mesmo em seus canais com os bonés.

E, evidentemente, o manequim

Consiste em... ficar completamente imóvel, como se fosse um manequim, enquanto a câmera se move durante a gravação. Costuma-se usar a canção Black Beatles, da dupla de hip hop Rae Sremmurd, que aliás fez seu próprio desafio manequim.

Como surgiu: começou em uma escola secundária em Jacksonville, na Flórida, e em pouco tempo se tornou popular. Tanto que até figuras políticas como Hillary Clinton e músicos como Paul McCartney se animaram a participar.Confira a história completa do desafio aqui (em espanhol).

Vernícolas: El 'Challenge-Challenge'

Hoy en 'Vernícolas' vamos a repasar lo mejor del año en nuestro 'Challenge-Challenge'. Vamos intentar el 'Running Man', el 'Botle-flip', y el 'Mannequin Challenge'... No prometemos no fracasar pero lo vamos a pasar bien seguro https://goo.gl/q3LTYx

Posted by verne on Wednesday, December 21, 2016

Salvar

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_