_
_
_
_
_

O Governo radical dos EUA à imagem e semelhança de Donald Trump

Veja aqui as principais nomeações do magnata, que tomará posse em janeiro

Donald J. Trump, presidente eleito dos Estados Unidos, está formando seu Governo. Os nomes anunciados desde sua eleição presidencial são tão radicais como suas propostas eleitorais: negacionistas da mudança climática, opositores da educação pública e inimigos declarados do Islã, por exemplo.

James Mattis | O "cachorro louco" no comando do Pentágono

James Mattis, em uma foto de 2010.
James Mattis, em uma foto de 2010.MIKE BLAKE (REUTERS)

O general reformado James Mattis tem duas faces que refletem seus apelidos. É chamado de cachorro louco por sua estratégia agressiva no campo de batalha, e também o monge guerreiro por sua atitude reflexiva e bagagem intelectual. Leia mais.

Mike Pompeo | Um inimigo de Hillary Clinton à frente da CIA

Mike Pompeo, em 5 de dezembro.
Mike Pompeo, em 5 de dezembro.ALEX WONG (AFP)

Mike Pompeo, de 52 anos, é congressista republicano por Kansas. O candidato do presidente eleito Donald Trump para dirigir a agência central de inteligência norte-americana (CIA) chegou ao Congresso em 2010 com o apoio do movimento ultraconservador Tea Party, do qual é membro. Leia mais.

Mike Flynn | Um islamofóbico como conselheiro de Segurança Nacional

Mike Flynn, em 17 de novembro.
Mike Flynn, em 17 de novembro.Carolyn Kaster (AP)

Entre as muitas semelhanças entre Michael Flynn e Donald Trump, três se destacam: retórica islamofóbica, afinidade com a Rússia e repúdio visceral a Hillary Clinton. Leia mais aqui e aqui.

Jeff Sessions | Promotor geral com passado racista

Jeff Sessions, em 19 de novembro.
Jeff Sessions, em 19 de novembro.MARK WILSON (AFP)

Jeff Sessions é o senador de Alabama cuja nomeação a um cargo de juiz federal foi bloqueada por seus comentários racistas. Isso aconteceu em 1986 e foi uma das duas únicas vezes em quase cinco décadas em que um presidente, Ronald Reagan, não conseguiu levar adiante a nomeação de um magistrado a nível federal. Leia mais.

Scott Pruitt | Negacionista da mudança climática à frente do Meio ambiente

Scott Pruitt, em 7 de dezembro na Trump Tower.
Scott Pruitt, em 7 de dezembro na Trump Tower.BRENDAN MCDERMID (REUTERS)

É um veterano promotor de Oklahoma que não acredita na contribuição do homem à mudança climática e que se dedicou nos últimos anos a bloquear nos tribunais as regulamentações de Barack Obama para lutar contra o aquecimento global. Leia mais.

Steven Mnuchin | Um peso pesado de Wall Street como secretário do Tesouro

Steven Mnuchin, no dia 8 de dezembro.
Steven Mnuchin, no dia 8 de dezembro.BRENDAN SMIALOWSKI (AFP)

Mnuchin adiantou que não ocorrerão diminuições de impostos para os ricos, mas uma diminuição importante para a classe média, e que mudará a reforma financeira de Obama. Leia mais aqui, em espanhol.

Andrew Puzder | Um empresário do ‘fast food’ para a pasta de emprego

Andrew Puzder, em foto de arquivo.
Andrew Puzder, em foto de arquivo.FRED PROUSER (REUTERS)

Puzder, de 66 anos, é um grande defensor da desregulamentação trabalhista e crítico da reforma do seguro de saúde. O empresário foi um fervoroso opositor ao aumento do salário mínimo até os 15 dólares (50 reais) – nos EUA o salário mínimo é calculado por hora de trabalho – a nível federal, como alguns Estados e cidades do país estão fazendo. Leia mais aqui, em espanhol.

Wilbur Ross | Investidor e secretário de Comércio

Wilbur Ross, no dia 29 de novembro de 2016.
Wilbur Ross, no dia 29 de novembro de 2016.LUCAS JACKSON (REUTERS)

Wilbur Ross tem 78 anos e uma longa carreira como investidor em ativos em crise que reestrutura e vende, o que lhe outorga a categoria de tubarão de um ponto de vista, e de reformador de empresas em crise, de outro. Leia mais aqui, em espanhol.

Tom Price | Secretário de Saúde para anular o legado de Obama

Tom Price.
Tom Price.MICHAEL REYNOLDS (EFE)

Médico aposentado de 62 anos e contrário ao aborto, Price foi representante da Geórgia em seis legislaturas e propôs alternativas concretas ao chamado Obamacare: denuncia que interfere na habilidade de se tomar decisões médicas e propõe a manutenção de um sistema de ajudas fiscais para a compra de seguros. Leia mais aqui, em espanhol.

Betsy DeVos | Defensora da escola particular e secretária de Educação

Betsy DeVos.
Betsy DeVos.JIM LO SCALZO (EFE)

A escolhida pelo presidente eleito Donald Trump para secretária de Educação é uma das principais ativistas para a implantação de um modelo que dá total liberdade aos pais para decidir onde estudarão seus filhos. Leia mais aqui, em espanhol.

Ben Carson | Contrário a programas sociais responsável pela política de habitação

Nos últimos anos ele se transformou em uma celebridade do universo conservador com suas receitas em livros e eventos sobre a responsabilidade individual, com críticas aos subsídios a minorias raciais. Leia mais aqui, em espanhol.

Linda McMahon | Da luta livre à diretora de Administração de Pequenas Empresas

McMahon e seu marido são os fundadores da empresa World Wrestling Entertainment (WWE), um negócio de sucesso centrado na organização e divulgação de programas de luta livre em escala global. Leia mais aqui, em espanhol.

O genro milionário | Jared Kushne, assessor especial da presidência

O genro de Donald Trump (marido de sua filha favorita, Ivanka) é um homem acostumado a desafios. A prisão de seu pai por sonegação fiscal quando tinha apenas 25 anos o obrigou há 10 a assumir o comando de uma empresa familiar com investimentos imobiliários multimilionários. Kushne, um judeu ortodoxo, soube ganhar a confiança do sogro durante a campanha eleitoral, quando o assessorou em assuntos tão delicados como o Oriente Médio. Sua principal missão no Gabinete é implementar a agenda do presidente eleito, mas para isso terá de se afastar de seus negócios, que incluem um jornal. Leia mais aqui, em espanhol.

A sentinela das fronteiras dos EUA | John Kelly, secretário de Segurança Interna

O militar é, segundo o presidente eleito, “a pessoa certa para liderar a missão urgente de deter a imigração ilegal e garantir a segurança das fronteiras”. Até janeiro, Kelly foi o chefe do Comando Sul dos EUA, que supervisiona uma área que abrange toda a América Latina até o sul do México e o Caribe. Leia mais.

Queria extinguir o departamento que agora dirigirá | Rick Perry, conselheiro de Energia

Donald Trump zombou e chegou a questionar a inteligência do governador do Texas, a quem agora entrega a pasta da Energia. Perry conhece bem o mundo do petróleo, mas não se sabe se domina um dos pilares do departamento que dirigirá: a energia nuclear. Leia mais aqui, em espanhol.

Uma governadora sem experiência internacional | Nikki Haley, embaixatriz na ONU

Nikki Haley, de 44 anos, estrela em ascensão dos republicanos, foi uma das vozes que questionaram mais severamente a campanha do empresário em seu próprio partido. Ela é filha de imigrantes indianos e até agora foi governadora da Carolina do Sul. Leia mais aqui, em espanhol.

Uma especialista em transportes que trabalhou para George Bush | Elaine Chao, responsável pelas Infraestruturas

A pessoa encarregada de desenvolver o plano de infraestruturas dos EUA tem experiência na administração pública. Foi subsecretária de Transportes e Secretária de Emprego no governo de George Bush.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_