_
_
_
_
_

Os quatro nomes dos novos elementos da tabela periódica

Últimas incorporações, acrescentadas em janeiro, estão na sétima fila

A tabela periódica atualizada pela União Internacional de Química Pura e Aplicada.
A tabela periódica atualizada pela União Internacional de Química Pura e Aplicada.IUPAC
Mais informações
Prêmio Nobel de Física 2016 para estudos sobre a matéria no mundo quântico
Fraude científica derruba cúpula do instituto que concede o Nobel de Medicina

A tabela periódica aumenta sua família de elementos com quatro nomes adicionais. A partir de quinta-feira, sua sétima fila contém oficialmente quatro novos inquilinos: os elementos 113, 115, 117 e 118 foram batizados como nihônio, moscóvio, tennessino e oganessono, respectivamente. O primeiro deles foi descoberto por cientistas do Instituto Riken no Japão; os outros, por equipes de cientistas da Rússia e dos Estados Unidos, todos eles integrados à tabela periódica desde janeiro.

Os novos elementos já foram aprovados pela IUPAC (União Internacional de Química Pura e Aplicada) encarregada de aprovar as mudanças. De acordo com as normas do órgão, os nomes devem ser relacionados com um lugar, uma região geográfica ou um cientista.

Tabela periódica com os quatro novos elementos.Vídeo: EQUIPO EXPRÉS

O nihônio vem da palavra “Nihon”, de origem japonesa; o moscóvio é uma referência a Moscou, capital da Rússia; tennessine vem do Estado do Tennessee (EUA), pioneiro na pesquisa sobre o mundo da química, e que se transforma assim no segundo Estado a figurar na tabela periódica, depois da Califórnia (correspondente ao elemento 98). Por último, o oganessono foi nomeado dessa forma em homenagem ao físico russo Yuri Oganessian, de 83 anos. Pela segunda vez na história, um cientista vivo tem a honra de ver seu nome escrito em um elemento.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_