_
_
_
_
_

Obama condecora Ellen DeGeneres, Michael Jordan, De Niro e outras personalidades dos EUA

Presidente entregou pela última vez as Medalhas Presidenciais da Liberdade, principal comenda civil

A música de Bruce Springsteen e Diana Ross, o talento de Robert de Niro, Robert Redford, Tom Hanks e Cicely Tyson, o trabalho humanitário de Bill e Melinda Gates, a imaginação de Frank Gehry, o brilho televisivo da apresentadora Ellen DeGeneres e as carreiras esportivas de Kareem Abdul Jabbar e Michael Jordan foram reconhecidos nesta terça-feira com a Medalha Presidencial da Liberdade, o maior reconhecimento ao mérito civil dos Estados Unidos, entregue pelo presidente Barack Obama. 

Mais informações
O legado ainda incerto de Barack Obama
A trajetória de Michelle Obama
Saudades de Obama

“Todas as pessoas neste palco me marcaram, algumas de uma maneira que nem elas mesmas poderiam imaginar”, afirmou Obama durante a cerimônia. “Com uma canção, um jogo, uma história ou um filme, me fizeram chegar a ser quem sou como pessoa e como presidente.”

Obama, acompanhado de sua esposa, Michelle, entregou as medalhas em uma das últimas cerimônias que comandará durante seu mandato na Casa Branca, com a presença de vários integrantes do seu Gabinete, incluindo a procuradora-geral Loretta Lynch, o secretário de Estado John Kerry e o vice-presidente Joe Biden.

“A Medalha Presidencial da Liberdade não é só nossa maior honra ao mérito civil, como também uma homenagem à ideia de que todos nós, independentemente de nossa origem, temos a oportunidade de mudar este país para melhor”, afirmou o mandatário diante dos condecorados. “Estas 21 pessoas contribuíram para que os Estados Unidos avancem, inspirando ao mesmo tempo milhões de pessoas em todo o mundo.”

O cantor Bruce Springsteen também foi um dos condecorados.
O cantor Bruce Springsteen também foi um dos condecorados.Manuel Balce Ceneta (AP)

As Medalhas Presidenciais da Liberdade são entregues anualmente a um seleto grupo de artistas, empresários, intelectuais e esportistas que, na avaliação de um comitê da Casa Branca, melhor representaram ao longo de suas carreiras os valores fundamentais da sociedade norte-americana.

“Há mais de cinco décadas, comprou um violão e aprendeu a fazê-lo falar”, afirmou Obama no comunicado que anunciava a concessão da medalha a Bruce Springsteen, citando um verso da sua canção Thunder Road. “Desde então, as histórias que contou em suas letras e em épicos shows marcaram nossa música e nos desafiaram a cumprir o sonho americano. Eu sou o presidente, mas ele é O Chefe”, acrescentou nesta terça-feira.

Entre os premiados, destaca-se a presença de dois astros do basquete, Michael Jordan, ganhador de seis campeonatos nacionais durante 15 temporadas nas quadras, a quem Obama definiu como “um dos melhores atletas de todos os tempos”, e Kareem Abdul-Jabbar, maior cestinha da história da NBA e ganhador de seis títulos com os Los Angeles Lakers e mais um com os Milwaukee Bucks. “Além da sua lendária carreira, Abdul-Jabbar foi um grande ativista em prol da justiça social”, afirmou o presidente.

Obama também reconheceu as carreiras de dois ícones afro-americanos da música, do teatro e do cinema. Ganhadora de um Grammy Honorífico, membro do Hall da Fama do Rock & Roll e indicada ao Oscar, Diana Ross recebeu, também nesta terça-feira, a medalha presidencial após mais de 50 anos de carreira artística. O presidente condecorou ainda Cicely Tyson, que, aos 91 anos, continua ampliando sua carreira artística depois de colecionar vários prêmios Emmy e Tony por suas atuações.

Barack Obama com Michael Jordan, ex-jogador da NBA que também foi homenageado nesta terça na Casa Branca.
Barack Obama com Michael Jordan, ex-jogador da NBA que também foi homenageado nesta terça na Casa Branca.NICHOLAS KAMM (AFP)

Entre outras personalidades condecoradas por Obama estão:

- A apresentadora e comediante Ellen DeGeneres, que se emocionou ao receber a condecoração, “por sua apaixonada defesa da igualdade e da justiça”.

- O reitor da Universidade de Miami Dade, Eduardo Padrón, por suas “quatro décadas de trabalho para assegurar que todos os estudantes tenham direito a uma educação acessível”.

- A artista e desenhista Maya Lin, em reconhecimento por sua carreira e sua iniciativa “para conscientizar sobre a perda de biodiversidade no planeta”.

- Margaret Hamilton, líder da equipe da NASA que criou os sistemas informáticos para os módulos lunares das missões Apollo.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_